Dois Pontos Especial Câmara – 09-02-17
REUNIÃO: Antes dos trabalhos legislativos iniciarem efetivamente, os vereadores já estavam trabalhando. Na última semana, por exemplo, eles receberam representantes do Mercado Municipal para falar sobre a segurança no local. Os comerciantes cobraram que a Guarda Civil Municipal permaneça no posto vigiando o espaço, que é alvo de furtos.
PEGANDO O JEITO: Quem acompanhou a sessão se incomodou com a falta de conhecimento de certos termos técnicos por parte de alguns vereadores. Parece que não houve um treinamento para que a condução dos trabalhos fosse tranquila. Os edis – principalmente os menos experientes – estão “pegando o jeito” da coisa ainda…
DISPENSA: O vereador Givanildo Soares pediu dispensa da sessão ao presidente José Galvão por ter que participar de uma audiência no fórum de Itu – referente a um processo envolvendo o ex-vereador Josimar Ribeiro e um munícipe que teria o difamado. Giva então saiu, mas retornou antes do fim do expediente.
PARECERES: O vereador Rodrigo Macruz, apesar de ainda estar se habituando com a função de primeiro-secretário (e de ter uma “bomba” logo na primeira sessão, com a leitura de centenas de ofícios e indicações), fez questão de ler todos os pareceres das comissões aos projetos, sempre deixando claro quando havia sido aprovado por unanimidade – no caso das proposituras desta sessão, todas foram.
PRESENTE: O ex-vereador Eduardo Ortiz esteve presente na sessão. Convidado pelo colega de partido Normino da Rádio, ele acompanhou os trabalhos ao lado dos novos edis – e deve ter ficado contente com a aprovação da mudança do horário das sessões, que foi uma luta pessoal durante seu mandato.
APROVADOS: Outros projetos também foram aprovados pela Câmara. Um deles dispõe sobre a escolha dos gabinetes parlamentares para os vereadores eleitos. Assim, o primeiro presidente da próxima legislatura irá alocar os edis nas salas, e não o último presidente desta legislatura – como vinha ocorrendo.
APROVADOS II: Também foram aprovados dois projetos do presidente José Galvão que modificam leis já existentes, como a do “Vereador Mirim” – instituída pelo ex-vereador Dr. Bastos – e outro que altera redação do projeto que cria a Medalha Imperatriz Leopoldina.
REI NA BARRIGA: O vereador Givanildo Soares disse que tem muitos secretários – e o próprio prefeito Guilherme Gazzola – que o atendem sem problemas. Porém, existem alguns que já estão com o “rei na barriga”. “Tem secretário se achando. E isso eu não admito”, comentou Giva. Quem será o secretário?