Dois Pontos – 18/02/2017
Da Redação e colaboradores
Domingo passado, a cidade de Itu viveu uma amostra daquilo que poderia ser o verdadeiro potencial turístico do município. Uma excursão, com mais de 600 peregrinos em 13 ônibus, vinda da Diocese de Campo Limpo, de São Paulo, visitou a cidade com objetivo principal de conhecer o Santuário Nacional do Coração de Jesus na Igreja do Bom Jesus. Melhor ainda: um funcionário do templo disse que a Prefeitura local sempre ajudou nesses eventos, mas que, desta vez, o apoio municipal foi ainda mais notável, sinal de que a Secretaria de Turismo recentemente empossada começa a dar um direcionamento mais adequado ao assunto. Convém informar que já existe um projeto para dinamizar o turismo em Itu, abrangendo o religioso, o histórico, o rural e o cultural, mas tendo por partida o fato de que Itu é a sede nacional da devoção ao Coração de Jesus. Se alguém se interessar, que procure este JP.
CRIANÇA FELIZ: Foi encerrado no último dia 10 de fevereiro o período para inscrição de municípios no programa “Criança Feliz”, projeto do governo federal amadrinhado pela primeira-dama Marcela Temer. Questionada pelo “Periscópio”, a Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social de Itu informou que não realizou a adesão ao referido programa, que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil no país.
CRIANÇA FELIZ II: Segundo a secretaria, para a implantação do “Criança Feliz”, seria necessária a contratação de 25 visitadores e 5 supervisores para a constituição de uma equipe dedicada exclusivamente ao atendimento de um público de 500 pessoas. Apesar do programa definir parâmetros de financiamento e custeio, o município teria que arcar com contrapartida na faixa de 40% a 60%, tendo por base o valor subsidiado, além de custos indiretos.
EMPODERAMENTO: Ao que tudo indica, o próximo dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, terá uma programação inédita em Itu, comandada pelas lideranças locais do movimento feminista. Entre outras atividades, deverá ocorrer a primeira marcha das mulheres da cidade, em consonância com o que tem ocorrido no mundo todo.
ENCONTRO: Na última terça-feira (14), o prefeito de Cabreúva Henrique Martin esteve em uma reunião na Secretaria de Habitação do Governo do Estado, juntamente com o secretário de Habitação Rodrigo Garcia, o Deputado Estadual Rodrigo Moraes e o Deputado Federal José Olímpio. Na ocasião, ele solicitou que seu município receba o conjunto habitacional CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).
ENCONTRO II: Na oportunidade, o prefeito Henrique destacou a luta para conquistar moradia popular para quem precisa em Cabreúva, apontando as dificuldades proporcionadas pelos altos valores de aluguéis. A reunião ocorreu após uma primeira solicitação para o encontro, da parte de Martin, junto aos deputados estadual e federal Rodrigo Moraes e José Olímpio.
CAMPANHA POSITIVA: O prefeito da Estância Turística de Itu, Guilherme Gazzola, destacou durante esta semana a importância do início positivo do Ituano no Campeonato Paulista da Série A-1 2017. Ele reforçou que não só o nome do clube, mas também o da cidade, permanece em evidência, de maneira positiva.
ABANDONO: Moradores dos Jardins Alberto Gomes e Convenção há meses estão tendo problemas com veículos que estão abandonados próximos a uma oficina, nos arredores do Lazer Primeiro de Maio. Os automóveis ali estacionados dificultam o trânsito de motoristas, além de, em alguns casos, acumularem água das chuvas, podendo gerar problemas como a proliferação do mosquito Aedes aegypty.
REVISÃO: A compra da Brasil Kirin pela Heineken vem cercada de expectativas, mas uma consequência já foi vista. A direção já acenou que os contratos serão revistos. Juninho Paulista, gestor do Ituano, foi convocado para uma reunião. Já se sabe, antecipadamente, que os valores do patrocínio com o Ituano poderão baixar. Juninho tentará argumentar que a boa campanha que o Ituano está fazendo no Paulistão só aumenta a visibilidade da patrocinadora, o que é uma verdade.
FEBRE FEMININA: O filme “Cinquenta Tons Mais Escuros” levou centenas de pessoas às salas de cinema do Plaza Shopping na última semana. A adaptação do best-seller homônimo atraiu um público majoritariamente feminino, com faixa etária de 20 a 50 anos. Um contraste com outros filmes exibidos pela rede, que atraem geralmente um público mais novo.
INCÊNDIO: Um incêndio atingiu um restaurante na última segunda-feira (13), no Centro de Itu. Não houve vítimas. Bombeiros e GCM atenderam a ocorrência, que foi noticiada por este jornal pelo Facebook. A repercussão da nota foi grande. Porém, teve quem não entendeu a necessidade de noticiar o ocorrido, afirmando ser “uma falta de respeito” com os proprietários do restaurante.
INCÊNDIO II: Cabe explicar que o JP agiu de maneira correta, não divulgando o nome do referido restaurante. Foi apenas uma notícia como qualquer outra já noticiada por este periódico. Também vale ressaltar que o incêndio chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local no momento, não sendo segredo para ninguém o ocorrido.
NÃO AVISADO: Na semana passada, um cidadão interessado em assistir à sessão da Câmara dos Vereadores de Itu foi barrado e impedido de entrar. O motivo? Por estar usando bermuda. Talvez as normas de postura da Câmara não sejam bem divulgadas.
PATRIOTISMO?: No jogo do Galo contra a equipe do Palmeiras, ocorrido no último domingo (12), a hora do hino nacional (que, a partir de então, vai ser tocado por inteiro) foi silenciosa. Não por alguma razão especial, mas pela falta de consideração e patriotismo da maioria dos torcedores presentes.
TRÂNSITO: Na segunda-feira (13), a entrada para o bairro Jardim Paraíso I pela rotatória da Praça Maria Rodrigues Navarro, em frente ao Hipermercado Extra, foi fechada após um estudo da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes comprovar que o índice de acidentes na área é maior do que a de outros pontos da cidade. Porém, alguns motoristas não concordaram com a ação e tiraram o cavalete do lugar. A prioridade da população é segurança ou comodismo?
FUXISCÓPIO
A melhor notícia da semana foi a de que, por intercessão do deputado Herculano Passos, foi oficializada pelo Presidente Michel Temer uma verba de R$ 40 milhões para as obras da Represa do Piraí. A novidade divulgada pelo próprio deputado pode ser uma faca de dois gumes. Se concretizada, vai multiplicar o prestígio de Herculano na região. Se não, pode ter o mesmo efeito da vinda da Foxconn para Itu, que acabou fracassando e trazendo prejuízo político ao deputado…
A oficialização de liberação de uma verba no poder publico federal, ou estadual, se dá com o EMPENHO. Se ele tiver apresentado o número do EMPENHO, então se a verba não vier é por culpa do Governo Federal.