Museu Republicano promove semana especial em homenagem às mulheres
Eventos gratuitos, que incluem palestras e oficinas, serão realizadas em diferentes locais da cidade entre os dias 8 e 11 de março
O Museu Republicano “Convenção de Itu”, em consonância com o escritório USP Mulheres, promove, de 8 a 11 de março, a Semana do Dia Internacional da Mulher com Arte, palestras e intervenções artísticas. As atividades irão acontecer no auditório do Museu Republicano e em outros espaços da cidade, organizadas por produtores culturais parceiros do museu.
No dia 8 (quarta-feira), às 10h, acontece a palestra “Política Pública para as mulheres”, com a doutora em Ciências Sociais Tatau Godinho. Atuando desde os anos 1980 no movimento de mulheres, ela se dedicou à Coordenadoria Especial da Mulher da Prefeitura de São Paulo, entre 2001 e 2004, atuou como assessora parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo e é autora de trabalhos sobre distintos aspectos do feminismo e políticas públicas para as mulheres. A palestra ocorre no Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 140, Centro).
No dia 9 (quinta-feira), às 14h, será realizada no próprio museu, na Rua Barão de Itaim, 67, a oficina “Colcha de retalhos e o feminismo”, com a artista plástica Morgana Ribeiro. O encontro tem como proposta trazer memórias, vivências e fazeres ligados ao universo feminino, através de diálogos e trocas de experiências.
No dia 10 (sexta-feira), às 19h, o Barracão Cultural recebe a apresentação da peça “Monta e Desmonta”, com a atriz e produtora Camila Luiza. Trata-se de um espetáculo composto por quatro personagens e sem narrativa linear. Em cena serão trazidos estereótipos e questões do universo feminino, com ironia, humor e uma pitada de grotesco. O Barracão fica na Rua Pedro de Paula Leite, 125, Centro (lateral da Associação Atlética Ituana).
Fechando a programação, no dia 11 (sábado), às 14h, será realizada a palestra “Os direitos das mulheres – Legislação trabalhista na Primeira República”, com Gláucia Fraccaro. A palestrante possui graduação em História e mestrado (2008) e doutorado (2016) em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas. Ela foi Coordenadora de Autonomia Econômica das Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e, atualmente, é professora no curso de História da PUCCAMP. A palestra acontece no Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano.
No mesmo dia, das 17h às 21h, a antiga Fábrica São Pedro será palco do Sarau “Tecendo Arte”, organizado pela artista Élida Marques. Em conjunto, acontece a mostra de artes visuais organizada pela fotógrafa Daniela Noronha. O evento contará com a participação e apoio de várias artistas e da União Negra de Ituana e abordará as lutas, direitos, artes e empoderamento das mulheres. A antiga Fábrica São Pedro está localizada na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Centro.
Todas as atividades são gratuitas. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (11) 4023 –0240 (ramal 3), de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, e pelo e-mail edu.mrci@usp.br.
Crédito: Daniela Noronha