Aumenta o número de vítimas fatais no trânsito da cidade

Dados do INFOSIGA-SP ainda apontam que, no comparativo entre os meses de janeiro de 2016 e 2017, o aumento dos óbitos foi de 67%
A cidade de Itu registrou aumento de 25% no número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito na comparação entre janeiro de 2017 e dezembro de 2016. Os dados são do INFOSIGA-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), ferramenta técnica que contabiliza e divulga mensalmente os óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos 645 municípios paulistas.

No primeiro mês de 2017, foram cinco mortes no trânsito em Itu; já no mês anterior foram quatro. Na comparação entre janeiro deste ano e de 2016, quando foram registradas três mortes, o aumento foi ainda maior: 67%.

Todas as cinco vítimas de Itu em janeiro de 2017 eram masculinas. Além disso, foram quatro casos de pedestres atropelados e um motociclista vítima de colisão.

Com uma morte no último mês de dezembro e duas em janeiro – ambas masculinas –, Salto obteve crescimento de 100% no número de vítimas fatais. No comparativo entre o primeiro mês dos dois anos, o crescimento foi nulo.

 

Convênios

Itu, juntamente com Botucatu, Diadema, Guaratinguetá, Itaquaquecetuba, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Pindamonhangaba, Ribeirão Pires, Salto, São Paulo e Taubaté, faz parte dos primeiros municípios da listagem das 52 cidades a assinarem o início da parceria, neste ano, entre o INFOSIGA-SP e o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

O objetivo do convênio é fornecer auxílio para a estruturação da gestão da segurança viária em cada um dos municípios selecionados e dar apoio financeiro para a realização de ações para reduzir mortes no trânsito.

Com o início da parceria serão realizadas visitas de diagnóstico e construídos planos de ação contendo medidas preventivas e de melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização. Além disso, nesses municípios, é proposta a criação de um Comitê de Segurança de Trânsito, com representantes dos órgãos e setores com atuações relacionadas ao tema para promover análises e levantamentos de causas e soluções para a redução de acidentes e óbitos nos municípios.