São Camilo está negligenciando atendimento à população, diz Giva
Vereador fez críticas à administração do hospital e pediu aos colegas e o prefeito que cobrem
O vereador Givanildo Soares (PROS) fez reclamações na sessão desta semana a respeito do Hospital São Camilo de Itu. Segundo ele, a instituição está negligenciando atendimento à população. Giva recordou que, no ano passado, ingressou com representação no Ministério Público cobrando uma solução para o problema da saúde em Itu e pediu que os colegas e o prefeito Guilherme Gazzola (PTB) ajudem a resolver a situação.
“Os senhores vereadores, que usaram dessa bandeira, que continuem cobrando agora que são pedra, porque quando eram vidraça era fácil”, apontou. Giva ainda leu um texto enviado por um médico, dizendo que houve um “retrocesso tremendo” com a vinda do São Camilo. “Está igual à década de 1990, mas com uma diferença: a população era outra e ainda tínhamos o Hospital Candelária”, comentou.
O vereador também apontou que o São Camilo fechou diversos leitos do SUS para abrir leitos particulares. “Que os senhores do São Camilo tomem vergonha na cara. A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, que nós pedimos providências, nada fez. Foi uma bandeira de campanha do prefeito Guilherme Gazzola e de alguns vereadores. Que retomemos esse assunto e cobremos responsabilidade desses incompetentes diretores do Hospital São Camilo, que estão matando a população carente que não tem acesso a um plano de saúde”, argumentou.
Verba maior
Em seguida, o presidente José Galvão (DEM) recordou um encontro que ele e Maria do Carmo Piunti (PSC) tiveram com o secretário estadual da Saúde David Uip. “O São Camilo de Itu recebe proporcionalmente uma verba duas vezes maior do que o Hospital do Câncer de São Paulo. Levando-se em consideração que no Hospital do Câncer os tratamentos são de altíssimo custo, com remédios importados – o que não acontece no São Camilo”, disse Maria do Carmo, que sugeriu trazer esse assunto novamente à discussão na próxima sessão.
Atrito
Giva voltou a abordar o assunto durante fala de Rodrigo Macruz (PTB), que no momento falava sobre transparência. “Vossa excelência soltou um vídeo falando sobre o hospital. Está na hora de ajudar lá, já que vossa excelência é tão transparente”, disse em aparte. “Sou transparente, sim, vereador. E sempre fui. Estou aqui às ordens. Podemos fazer uma transparência minha e sua de prestação de contas”, respondeu Macruz, demonstrando um atrito entre os edis – que já vem desde o ano passado, durante a campanha.
Macruz também disse que a questão do Hospital São Camilo foi uma bandeira dele próprio e do prefeito. “Da parte do prefeito foi o primeiro protocolo que ele fez, no dia 2 de janeiro, pra pedir a volta do pronto atendimento do São Camilo”, explicou o edil.