Também é verão para o seu melhor amigo!

Ana Luísa Tomba

O Dr. João, da clínica Pet Family, passou algumas dicas para garantir o bem-estar do seu amiguinho nesses dias tão quentes. Confira!

1) Passeio

O melhor horário para o passeio com nossos cães é nas primeiras horas da manhã e ao final da tarde. Na dúvida, coloque a mão no chão e verifique se não está muito quente. Apesar dos cães terem uma certa proteção oferecida pelos coxins, o calor demasiado pode provocar queimaduras. As raças de focinho curto também sofrem mais com a insolação, tendo mais dificuldades de eliminar o excesso de calor, portanto, cuidado redobrado! Gatos são mais ariscos, então procure os horários com menos pessoas nas ruas, em horários de temperatura amena também. Somente gatos acostumados a andar na rua devem passear. O uso da coleira é essencial para a segurança de seus animais.

2) Botinhas

O uso de botinhas é algo controverso, mas desde que o animal esteja acostumado e a higiene devida do apetrecho seja realizada, não há problemas. Mas lembre-se que o tecido também esquentará durante longas caminhadas, podendo fazer ferimentos pela fricção contra a pata.

3) A tosa 

Outro assunto controverso. Raças como os huskies siberianos e akitas às vezes podem ter dificuldades no crescimento do pelo após uma tosa completa, mas acontece raramente. Na verdade a pelagem também provoca uma proteção térmica quando está ao ar livre. É válido lembrar que uma pele sem a proteção dos pelos pode se queimar ao tomar sol, do mesmo jeito que um ser humano. Então a tosa só é indicada naquelas que tem o crescimento contínuo, como poodle e spaniels.

4) Alimentação

O alimento oferecido pode estragar mais facilmente com o calor, então cuidado para não deixar “sobrando” no comedouro, mesmo que por poucas horas. O excesso de alimento pode facilitar também acidentes como a torção de estômago, e a tendência à obesidade é maior, pois gastam menos energias. É comum a nossa preocupação pelo animalzinho estar comendo menos nessa época e oferecer guloseimas para “comer melhor”, mas geralmente estão simplesmente sem fome! A água é outro fator importante! Deve sempre ser oferecida fresca, às vezes até com alguns cubos de gelo para estimular a ingestão. Gatos com problemas urinários devem ser sempre estimulados a ingerir mais líquidos para evitarem a superconcentração da urina e a consequente formação de cálculos (areias e pedrinhas), provocando cistites e obstruções uretrais.

 

Juliana, especialista em animais silvestres, dá dicas para a manutenção da qualidade de vida dos bichinhos exóticos:

Aves: A manutenção de aves em locais sombreados, mas que possuam um fluxo de circulação de ar adequado, é extremamente importante para auxiliá-la na manutenção do equilíbrio de temperatura.

Répteis e anfíbios: Deve-se redobrar os cuidados com a temperatura ambiente para manutenção desses bichinhos em cativeiro. Isso porque possuem uma temperatura corporal dependente da temperatura ambiente.

O fato do consumo de água ser pequeno, ao compararmos com outras espécies, não diminui a importância da sua disponibilização. Alguns animais utilizam inclusive “banhos” para regulação da temperatura.

 

Babá de Pets
Não há mais motivos para preocupação na hora de deixar seu pet sozinho: nesses momentos, a Babá de Pets entra em ação para oferecer ao seu amiguinho companhia, carinho e cuidados como dos seus próprios donos. Com experiência em cuidados animais, a Babá de Pets abre seu lar para receber seu animal de estimação, assim você fica despreocupado. Seu animalzinho fica hospedado pelo tempo que você precisar e será tratado com muito amor e carinho!