Ministro aposentado do Superior Tribunal Militar, ituano Antonio Moreira morre no RJ

Além de ter sido comandante do Regimento Deodoro, o ministro chegou a integrar o Alto Comando do Exército

Faleceu no último domingo (19), aos 89 anos, o ministro aposentado do Superior Tribunal Militar (STM) Antonio Joaquim Soares Moreira. Nascido em Itu, o general-de-exército morava na cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde morreu de causas naturais. O corpo foi sepultado no Cemitério São João Batista, em Botafogo. O ituano era casado com Myriam Levy Cardoso Moreira e deixa os filhos Eduardo, Lucia e Waldemar, além de netos e bisnetos.

Antonio Moreira ingressou no Exército em 1945, na Escola Preparatória de Cadetes de São Paulo, e posteriormente cursou a Academia Militar das Agulhas Negras. Ao longo da carreira, foi comandante do Regimento Deodoro, em Itu, e de demais Regimentos espalhados pelo país. Ele ainda foi adido das Forças Armadas junto à Embaixada do Brasil em Teerã, no Irã.

Sua derradeira comissão na Força Terrestre foi a chefia do Estado-Maior do Exército. Em decorrência deste último cargo, integrou o Alto Comando do Exército, foi membro do Conselho de Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas, presidiu a Comissão de Promoção de Oficiais do Exército, chefiou a Delegação Brasileira à XIX Conferência de Exércitos Americanos (Washington/EUA – 1991) e efetuou visitas de intercâmbio militar à França e Portugal.

O general Antonio Joaquim Soares Moreira foi nomeado ministro do Superior Tribunal Militar, tomando posse em 4 de março de 1993. O ituano integrou diversas Comissões do STM, entre elas a de elaboração do futuro Código de Processo Penal Militar; Supervisão da Estruturação do Plano Diretor de Informática do STM e de Estudo para a Reestruturação Organizacional do STM.