Secretário de Cultura apresenta propostas de restauro do Museu das Monções
Patrimônio, com quase 200 anos, é tombado pelo Condephaat e tem importância nacional
Na última quinta-feira (23), o secretário de Cultura do Estado de São Paulo, José Roberto Sadek, esteve em Porto Feliz para tratar do restauro do Museu Histórico e Pedagógico das Monções. Esta foi a primeira visita do secretário à cidade, que, pela manhã, conheceu pontos turísticos e culturais do município, como a Casa da Cultura Dona Narcisa Stettener Pires e o Parque das Monções, além de vistoriar o prédio do Museu.
Durante o período da tarde, o secretário se reuniu com empresários da cidade, no Centro de Convenções do Hotel Transamérica, onde foram apresentadas propostas que viabilizem a captação de recursos para a realização do restauro do Museu e também para a reestruturação de todo o espaço, criando áreas de acesso e convivência.
Entre as alternativas, estão as leis de incentivos fiscais que podem reverter os impostos das empresas diretamente para este projeto. Participaram da reunião o prefeito Dr. Cássio Habice Prado, o secretário de Educação, Cultura, Esportes e Turismo, Celso Iversen, o diretor de Cultura, Esportes e Turismo, Flávio Torres, e representantes das empresas Metal Tru, TPR, Schadek, Grupo Transamérica, Toyota, Eaton e do Conselho de Cultura de Porto Feliz.
O Museu das Monções é propriedade do Estado e já está interditado por volta de dez anos. O casarão, com quase 200 anos, é construído em taipa de pilão e é tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), o que determina que suas características originais sejam mantidas