Cantor ituano Zinho do Violão é indicado ao “Prêmio Inezita Barroso” da Alesp

Premiação condecora personalidades que se destacaram pela divulgação da música caipira de raiz no Estado de São Paulo

O cantor e compositor ituano de música caipira raiz Zinho do Violão receberá a medalha da primeira edição do “Prêmio Inezita Barroso”, na Assembleia Legislativa de São Paulo. A escolha dos artistas indicados foi definida na reunião do dia 22 de fevereiro da Comissão de Educação e Cultura, presidida pela deputada Rita Passos (PSD).

O “Prêmio Inezita Barroso” condecora personalidades que se destacaram na sociedade pela contribuição com a música caipira de raiz ou qualquer outra forma de arte genuinamente popular no Estado de São Paulo. “O Zinho é um artista muito talentoso e querido em nossa cidade e região. O prêmio é merecido porque desde a sua infância ele tem defendido e divulgado esse patrimônio cultural que é a musica caipira de raiz”, ressalta Rita Passos.

Luiz Marino Silveira Leite, popularmente conhecido como Zinho do Violão, mora em Itu, é casado com a dona de casa Celi de Jesus Saviolli e tem três filhas. A música caipira de raiz faz parte da vida do artista desde os 10 anos de idade, quando frequentava espetáculos de circo, chegando a ser assistente de palco da conceituada dupla Tião Carreiro e Pardinho.

Nos anos 80, ele foi calouro vencedor dos programas “Barros de Alencar” e “Chacrinha”.  Em 1985, gravou o primeiro LP e, na mesma década, participou do programa da dupla Tonico e Tinoco na rádio Bandeirantes.

Em 2007, teve participação especial com música de sua autoria “Deixe-me viver”, no CD coletânea do Padre Antonio Maria. Suas composições, além de agradar o público, caíram na graça do cantor Sérgio Reis, que pretende gravar uma de suas melodias inéditas.

Mesmo com o passar do tempo e com a evolução a música popular brasileira, Zinho do Violão não deixou de fomentar e divulgar a música de raiz. Ele tem levado a música caipira em programas de rádios, festas, bares e diversos eventos culturais.