Ajudinha extra

Os suplementos, além de servir como aditivo para encurtar o tempo de recuperação muscular, também podem ajudar no processo de emagrecimento e auxiliar no combate ao envelhecimento

Os suplementos alimentares estão cada vez mais populares. Eles ajudam na melhoria da força e desempenho tanto do atleta profissional como dos praticantes de atividades esportivas.

As formulações desses produtos repõem nutrientes, aminoácidos, vitaminas e sais minerais consumidos pelo organismo durante a atividade física.

Além de prevenir e auxiliar no tratamento de doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares, colesterol e hipertensão, os suplementos alimentares podem contribuir no processo de emagrecimento, auxiliar no combate ao envelhecimento e tratar a desnutrição, por meio das calorias e dos nutrientes presentes em determinados suplementos.

Segundo os nutricionistas, os suplementos alimentares mais procurados são os para ganho de massa muscular (whey, bcaa, glutamina, maltodextrina, dextrose) e emagrecimento (whey, bcaa, termogênicos).

 

CUIDADO!

O suplemento alimentar não substitui refeições e não serve como dieta exclusiva. Sua função é complementar a dieta diária de uma pessoa saudável, e deve ser indicado por um profissional da área da saúde qualificado e especializado no assunto.

Categorias

Os suplementos se dividem em diferentes categorias:

1.Repositores energéticos;

  1. Hipercalóricos;
  2. Hiperproteicos;
  3. Aminoácidos;
  4. Repositores hidroeletrolíticos
  5. Vitamínicos;
  6. Termogênicos;
  7. Pré-hormonais.

 

Indicações

O consumo de suplementos é indicado, normalmente, para atletas e esportistas – atletas amadores que treinam para manter a forma e a saúde, mas não praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar com a ingestão destes produtos, mediante orientação especializada.

Muscle Nutri

Vanusa Barbosa, sócio-proprietária da loja de suplementos alimentares Muscle Nutri, de Salto, comenta que o produto mais vendido é o queridinho dos fitness: o Whey Protein. A tendência de vender mais vem tanto da eficiência do suplemento em fazer ganhar massa muscular como da propaganda feita pelos influenciadores digitais, como a própria Gabriela Pugliesi.