Ritmo do desemprego diminui em Itu graças a novos supermercados
Estudo que compara o saldo de empregos no varejo nos últimos dois anos foi realizado pela FecomercioSP
De acordo com um estudo produzido pela assessoria econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) sobre o emprego no varejo em Itu, que compara dados de 2015 e 2016, houve diminuição no ritmo de perda de postos de trabalho com carteira assinada em Itu, principalmente por conta da recuperação da atividade supermercadista.
O estudo será comentado pelo presidente do Sincomércio Itu, Carlos D’Ambrósio e dois economistas da FecomercioSP na manhã da próxima segunda-feira (6), após reunião mensal da Coordenadoria Sindical Sudeste que acontecerá na sede da entidade (localizada na Rua Maestro José Vitório, 137, Centro).
O “Periscópio” entrou em contato com D’Ambrósio e com a assessoria da FecomercioSP para obter mais informações a respeito do estudo, mas não houve sucesso. Porém, o que já foi divulgado mostra a força do setor supermercadista, que cresceu no último ano com a vinda do Supermercado São Vicente – rede que inaugurou unidade na cidade de Itu no mês de outubro passado.
E a esperança é que a atividade cresça mais nos próximos meses, com a recente inauguração da nova unidade do Supermercado Alvorada no bairro São Judas Tadeu e com o futuro empreendimento varejista que será lançado pelo Grupo Gandini em terreno localizado próximo ao condomínio Portal de Itu. O anúncio foi feito pelo próprio José Luiz Gandini em coletiva no ano passado.
Caged
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), ligado ao Ministério do Trabalho, o ano de 2015 teve variação absoluta de admissões e demissões negativa de 3.070. Já no ano de 2016, a variação também foi negativa, mas de 840. Especificamente no setor de comércio varejista (que engloba a atividade supermercadista), a variação foi de menos 418 vagas no ano de 2015 e de menos 75 postos de trabalho no ano passado.