Regimento Deodoro promove formatura de incorporação de novos soldados

Daniel Nápoli

Na manhã de ontem (3), 244 jovens compreendidos entre as cidades de Itu, Salto e Indaiatuba foram incorporados ao 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve – Regimento Deodoro (Quartel de Itu), onde prestarão serviço militar inicial. A solenidade contou com presença de autoridades, demais convidados e familiares dos novos soldados, que passaram em 2016 por um intenso processo de seleção física, psicológica e intelectual.

Na oportunidade, o comandante do Regimento Deodoro, Tenente Coronel Erb Lyra Leal, comentou sobre a importância da incorporação.“O serviço militar tem um significado muito grande. É a renovação anual de nosso quadro e, para sociedade, é ainda mais importante nos dias de hoje. Esses índices de credibilidade que o Exército tem perante a sociedade demonstram um sinal positivo, mas também que a sociedade está carente de valores e identifica em nossa instituição esses valores”.

O comandante reforça o trabalho desempenhado pelo Exército. “É muito grande nossa responsabilidade com esses jovens, de passarmos esses valores. Os nossos equipamentos se modernizam, mas os nossos valores, nossas crenças e nossas tradições se mantêm ao longo dos anos”.
Serviço Militar

Regido pela Constituição Brasileira, o serviço militar inicial obrigatório conta anualmente com as inscrições de jovens que completam 18 anos de idade na junta de serviço militar mais próxima. Neste ano, estima-se que mais de 100 mil soldados sejam incorporados para o serviço militar inicial nas Forças Armadas. Na macroregião de Sorocaba, 91.582 jovens se alistaram no ano passado. Agora, em 2017, 95% o efetivo de soldados incorporados no Regimento Deodoro é composto por voluntários.

 

Foto – Daniel Nápoli