Ituanos lotam agências da Caixa para saque das contas inativas do FGTS

Liberação do saque para trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro foi iniciada ontem. Bancos não podem utilizar os valores para cobrir dívidas sem autorização do cliente

 

A Caixa Econômica Federal iniciou ontem (10) o pagamento das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro. Mais de 4,8 milhões de brasileiros têm direito ao saque a partir de março. O valor total disponível para saque neste mês ultrapassa R$ 6,96 bilhões e equivale a 15,9% do total disponível. Em Itu, trabalhadores chegaram a fazer fila em frente às agências da Caixa, localizadas na Rua Sete de Setembro (Centro), Avenida Prudente de Moraes (Vila Nova) e Avenida Caetano Ruggieri (Parque Nossa Senhora Candelária).

Cerca de 1,65 milhão de trabalhadores (34%) receberam automaticamente o crédito em suas contas na Caixa na sexta-feira. Mais de 1,2 milhão (25%) poderão sacar utilizando Cartão Cidadão no autoatendimento, lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui. Os demais trabalhadores deverão sacar seus recursos nas agências.

De acordo com a vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Deusdina Pereira, a estratégia de atendimento do banco foi feita para proporcionar comodidade. “Não tenham pressa em sacar. Não é necessário uma corrida às agências. Todos serão atendidos até o final do calendário”, ressalta.

Especialistas alertam que a instituição financeira não pode, sem autorização do cliente, utilizar os valores depositados para cobrir débitos ou dívidas contidas na conta. O cidadão pode, por escolha própria, utilizar o dinheiro das contas inativas para pagamento de contas, mas esse processo não pode ocorrer de maneira compulsória.

 

Calendário

A partir de 10 de abril, o saque do FGTS estará disponível para os nascidos em março, abril e maio; 12 de maio para quem aniversaria em junho, julho ou agosto; 16 de junho para quem nasceu em setembro, outubro ou novembro; e 14 de julho para quem faz aniversário em dezembro. O prazo final de recebimento para todas as pessoas, independente da data de nascimento, é dia 31 de julho.