Biblioteca Histórica promove mostra sobre os 150 anos das “Três Horas de Agonia”
Exposição destaca a tradicional cerimônia que ocorre anualmente a Sexta-feira Santa
Desde a última sexta-feira (17), a Biblioteca Histórica da Igreja do Bom Jesus promove a mostra cultural comemorativa dos 150 anos da realização da cerimônia das “Três Horas de Agonia” em Itu (e no Brasil), por iniciativa dos Jesuítas da Igreja do Bom Jesus.
A cerimônia acontece anualmente na Sexta-feira Santa, entre 10h e 12h, e conta com a pregação de um ilustrado sacerdote (em 2017 será o Padre Almir de Andrade) diante de um grande cenário representando o Calvário.
Os responsórios são cantados pelo Coral Vozes de Itu. Neste ano, apresentará a obra completa do Maestro Elias Álvares Lobo, escrita especialmente para a cerimônia, composição que também completa 150 anos. A mostra está aberta de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 14h às 18h, pela entrada da Igreja Bom Jesus.
Encontro
A Biblioteca Histórica promoverá o encontro cultural “Do Teatro Sacro às Três Horas de Agonia” para discutir a origem e o sentido da cerimônia, que surgiu na América Espanhola (século XVII). Participarão o Padre Almir de Andrade, especialista em cultura religiosa medieval, e o Prof. Luís Roberto de Francisco, pesquisador da Biblioteca. O encontro será dia 12 de abril, às 19h30, na Igreja do Bom Jesus. Na ocasião já estará armado o cenário do Calvário. A entrada é franca. Será emitido certificado aos interessados.