Projeto “Livros-Fantasma” distribui livros gratuitamente em Itu
Ação aconteceu na tarde de ontem em dois pontos da cidade. Foram doados 12 mil exemplares
Gabriela Prado
Na tarde de ontem (27), na Praça da Matriz e no Itu Novo Centro, o projeto “Livros-Fantasma”, criado em 2016, distribuiu gratuitamente aos ituanos 12 mil exemplares de 24 títulos, dentre eles fotografia, literatura, artes visuais e ficção científica.
Quem prestigiou o projeto adorou e aprovou a iniciativa. “Eu achei ótimo esse projeto! A cidade precisa de mais cultura”, afirmou a professora Lúcia Helena Gomes. “Essas iniciativas são práticas em prol de retomar esse hábito nas pessoas. A leitura sempre agrega conhecimento”, relatou a designer gráfica Talita Medina sobre a iniciativa e o incentivo à leitura.
Já o fotógrafo Bruno Arábia contou que sempre teve o costume de ler e gostou do projeto. “Eu sempre fui viciado em livros, e uma iniciativa que ajuda quem não é muito acostumado com a leitura a ler mais é sensacional”, afirmou.
Os livros de fotografia são impressos em Risograph sobre o papel Chambril Avena, criando um aspecto único para as imagens. “Utilizamos apenas três cores e, a partir delas, as outras são impressas, o que borra algumas imagens, dando um aspecto diferente”, contou Natália Zapella, uma das idealizadoras do projeto (junto com Victor Canela e Mateus Acioli), sobre os livros de fotografias coloridas.
O projeto é realizado pelo Governo do Estado, ProAC e Fedrigoni Papéis Especiais, com apoio da Prefeitura de Itu, e o objetivo é fazer com que as pessoas leiam mais os livros físicos, “que são como fantasmas que se recusam a deixar nosso mundo”.