FADITU recebe palestra sobre eleições limpas com o jurista Márlon Reis

Evento gratuito acontece nesta segunda-feira. Palestrante é o idealizador do movimento que originou a “Lei da Ficha Limpa”

 

Nesta segunda-feira (3), às 9h30, a Faculdade de Direito de Itu (FADITU) promove, em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª região, AMATRAXV, a palestra “A Luta por eleições limpas”, com o jurista Márlon Reis. O evento, gratuito e aberto à população, será realizado no Auditório Michel Temer.

Reis é idealizador e fundador, ao lado de Francisco Whintaker, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que anos depois foi o responsável pela elaboração da minuta do projeto de lei denominado como “Lei da Ficha Limpa”, que antes de ser entregue ao Congresso Nacional recolheu mais de 2 milhões de assinaturas pelo Brasil.

Ele também foi o primeiro juiz a impor aos candidatos o dever de revelarem todos seus financiadores de campanha. A medida foi tomada em 2012 e passou a ser adota por outros juízes, até que a Ministra Carmem Lúcia, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral, estendesse essa medida a todos os candidatos.

“Os eleitores e, particularmente, a imprensa, puderam saber muito mais sobre o financiamento das campanhas ainda enquanto elas se desenrolavam. Foi curioso ver que numa das capitais do país todo o financiamento de um candidato à reeleição foi feito apenas por quatro empresas, quatro empreiteiras, cada uma doando dois milhões e meio cada uma”, comenta Reis, que com essa iniciativa recebeu o prêmio UNODC, fornecido pelo escritório da ONU (Organização das Nações Unidas).

A FADITU fica na Avenida Tiradentes, 1817, Parque Industrial. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 99771-1366.