Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe segue até dia 26 de maio
Mais de 54,2 milhões de pessoas serão vacinadas no país. Em Itu, campanha acontece nos 15 UBSs, de segunda a sexta-feira
A 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza deste ano começou na última segunda (17), com um diferencial no público-alvo, que passa a ter professores da rede pública e privada no grupo prioritário.
Mais de 54,2 milhões de pessoas que integram o grupo prioritário serão vacinadas no país, sendo que cerca de 2,3 milhões são profissionais da educação. As doses adquiridas pelo Ministério da Saúde já estão sendo distribuídas aos estados para que estes repassem aos municípios para a realização da campanha.
A mobilização nacional (Dia D) será no dia 13 de maio e a primeira etapa vacinação começou no dia 10 de abril, sendo vacinados os trabalhadores de saúde dos hospitais. A etapa 2, que teve início na segunda-feira (17), vacinará trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e pessoas com 60 anos ou mais, a etapa 3, a partir de 24 de abril, gestantes, puérperas, crianças (6 meses e menores de 5 anos de idade) e indígenas. A etapa 4, a partir de 2 de maio, vacinará comorbidades, e a etapa 5, a partir de 8 de maio, professores e todos os outros grupos anteriores.
O Ministério da Saúde está adquirindo 60 milhões de doses da vacina, e as recomendações, tanto para idosos quanto para os demais grupos, é de que a vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Em Itu, a campanha acontece em todas as 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. No Dia D, haverá vacinação nas 15 UBSs, das 8h às 17h.