Impressão digital

Novo recurso tecnológico amplia possibilidades para o mercado de revestimentos

Considerada um grande diferencial competitivo para as empresas produtoras de peças cerâmicas nos últimos anos, a impressão digital tem possibilitado novas formas de criar, produzir e trabalhar com revestimentos devido à versatilidade e capacidade de reproduzir materiais e texturas.

“As impressões digitais têm maior definição, imprimem em alto e baixo relevo e oferecem uma variedade de cores e desenhos que eram impossíveis de reproduzir na impressão convencional, deixando os revestimentos com visual mais natural e agradável”, explica Camila Lamberti, do departamento de design da Incefra Revestimentos.

A pedra “canjiquinha”, por exemplo, pode ser reproduzida nos revestimentos cerâmicos por meio da técnica de impressão digital. Mas para que isso aconteça, as placas de cerâmica ou o porcelanato escolhido precisam receber o engobe (camada de esmalte entre a peça cerâmica e o esmalte da superfície do produto), além de passarem por diversos equipamentos, como prensa, vela e granilheira, incluindo a própria impressora digital.

Presente no mercado há alguns anos, mas ainda considerada de alto custo, a máquina tem a função de decorar qualquer tipo de imagem, em cima de peças cerâmicas, com algumas limitações de cores ou efeitos, contudo com resultados que agregam valor ao produto final.

Entre as vantagens da técnica destacam-se ainda o baixo índice de perda em relação às peças lisas, maior valor agregado ao produto final e infinitas possibilidades criativas. Além da qualidade que os revestimentos impressos digitalmente apresentam, sendo a mesma em resistência dos demais, mas com beleza e viabilidade de custo que outros materiais não podem proporcionar.