Com capela reformada, Cemitério se prepara para receber visitantes no Dia das Mães
Diretor de Serviços Funerários, Edmilson Martins destaca o trabalho realizado pelo Poder Público juntamente com parcerias privadas
André Roedel
O Dia das Mães tradicionalmente é uma das datas que, juntamente com Finados e Dia dos Pais, mais leva pessoas ao Cemitério Municipal. Amanhã (14) não será diferente. A administração dos Serviços Funerários de Itu espera um grande público presente. Capitaneada por Edmilson Martins, a diretoria está se preparado para receber bem a todos.
Para isso, o Poder Público disponibilizará bebedouros no interior do Cemitério e uma tenda para melhor acomodação do público. Além disso, haverá mudanças no “shopping de flores”. Ao invés da tradicional tenda na Praça da Bíblia, as barracas das floriculturas cadastradas serão dispostas na calçada em frente ao Cemitério.
“Cada floricultura comprou a sua barraca. Fizemos um sorteio pra não prejudicar ninguém. Nós queremos usar a praça para acolher as famílias e usar o redor como estacionamento. Antes era uma tenda gigante que a Funerária alugava e emprestava para as floriculturas. Isso, ao meu modo de ver, é imoral. Usar o dinheiro público para uma empresa usar, sendo que ela vai estar arrecadando o dinheiro dela”, aponta o diretor.
Edmilson também promete segurança da Guarda Civil e uma grande fiscalização para que não haja vendedores irregulares e flanelinhas no local, que funcionará das 7h às 18h – as quatro entradas estarão abertas para melhor acesso do público. Haverá missa às 16h, ministrada pelo Padre Raul, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. “As pessoas podem ficar tranquilas para prestarem suas homenagens e podem contar com nossa equipe”.
Capela reformada
Mas a grande novidade é a Capela Cristo Redentor, localizada no interior do Cemitério, que foi reformada. “Quando eu me deparei com a situação da capela, fiquei bastante chocado. É uma capela muito bonita, mas que tinha sua pintura toda descascando e os cupins estavam comendo as portas. Não tinha conforto algum”, relata. Então, com ajuda de empresas, Edmilson conseguiu realizar nova pintura e fazer algumas reformas necessárias.
“Nós corremos atrás de alguns parceiros que, graças a Deus, nos atenderam”, prossegue o diretor. Segundo ele, não houve contrapartida das empresas. “Muito pelo contrário. Uma das condições para que eles nos ajudassem foi que a gente não fizesse publicidade disso, porque eles estavam doando de coração mesmo”, conta Edmilson. A capela foi reinaugurada na última quinta-feira (11), com uma missa.