Dois Pontos – 20/05/17

Da redação e colaboradores

 

A carta do Leitor Adriano Catozzi, publicada na edição de sábado passado neste jornal, como não poderia deixar de ser, repercutiu muito na cidade. Nela, Catozzi faz críticas ao conteúdo da homilia ocorrida na Igreja de São José, durante a Missa das Crianças, na qual o celebrante criticou duramente os políticos e professores. No domingo, o Bispo Dom Vicente Costa esteve celebrando na Igreja do Carmo em Itu, quando usou da palavra justificando as palavras do Padre, inclusive deixando claro que a Igreja tem o direito de se manifestar politicamente. E isso é muito bom, abrindo o caminho para que futuras discussões políticas ocorram na Igreja, acolhendo as mais diversas facções e ideologias, democraticamente. Aliás, o inesquecível Dom Paulo Evaristo Arns sempre defendeu esse ponto de vista. No Espaço do Leitor de hoje há novas manifestações.

 

HOMENAGEM?: Após a delação premiada dos irmãos Batista, do grupo JBS, e a abertura de inquérito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra Michel Temer, será que a FADITU (Faculdade de Direito de Itu) pretende rever o nome do seu auditório nobre? Em 2009, o local foi batizado de “Michel Temer”, como homenagem ao tempo em que o político foi professor e diretor da faculdade.

 

ILUMINAÇÃO: Recentemente, esta mesma coluna Dois Pontos apresentou questionamentos sobre o funcionamento dos novos postes instalados no canteiro central da Avenida Dr. Emerlindo Maffei. Ao “Periscópio”, a Prefeitura informa que o trecho situado entre os supermercados Walmart e Extra ainda não está ativado, pois falta a instalação de um relógio de energia por parte da CPFL.

 

ILUMINAÇÃO II: Ainda segundo a Prefeitura, a iluminação da Avenida Dr. Ermelindo Maffei ganhará outros reforços. Após vistoria realizada nos postes antigos, situados nas laterais da via, o Executivo verificou as reclamações sobre lâmpadas queimadas e está providenciando a substituição em caráter de urgência.

 

SANITÁRIOS: Não é de hoje que a situação do Mercado Municipal de Itu representa motivo de queixas e lamentos. O estado precário tem, inclusive, gerado a mobilização de vereadores e outras autoridades ituanas. A expectativa dos comerciantes do local é que providências sejam tomadas o quanto antes. Nas últimas semanas, alguns profissionais entraram em contato com o “Periscópio” para se queixar da falta de conservação e higiene dos sanitários do mercado.

 

BURACOS: No início do ano, o secretário de Serviços Urbanos Alessandro Mazaro declarou ao “Periscópio” que a pasta estava programando uma maneira mais efetiva para preparar o pavimento que receberá a camada asfáltica em ruas com buracos. De fato, no começo, o sistema funcionou e recebeu elogios. Porém, nas últimas semanas, o que se tem visto é a operação tapa-buraco convencional, sem o preparo anunciado.

 

COBERTURA: A operadora de telefonia celular Claro, em ofício enviado à Câmara de Vereadores, comunicou que realizou alguns procedimentos para solucionar o problema de “invasão” de DDD na região do Pirapitingui. Como as ações não tiveram resultado, a operadora anunciou que implementou a tarifação de área conurbada. Ou seja, os clientes da localidade não serão tarifados com interurbano durante suas chamadas.

 

CONFUSÃO: Na Rodovia da Convenção, quem sai de Salto em direção a Itu se depara com uma confusão de faixas pintadas, desbotadas e apagadas. Trata-se de uma situação muito perigosa para os motoristas. É preciso tomar cuidado, pois vários “quase-acidentes” já aconteceram no meio dessa bagunça.

 

SUCESSO: No último sábado (13), a Secretaria de Trânsito e Transportes realizou uma campanha com o tema “Maio Amarelo”, sobre o trânsito consciente. A ação, que distribuiu mil rosas e lacinhos amarelos para os motoristas, teve boa aceitação do público.

 

BOLA FORA: No final da tarde da última quarta-feira (16), uma emissora de televisão informou, ao vivo, que Gabriela Ferreira, irmã de Isabela Ferreira, supostamente assassinada e atirada no Rio Tietê, havia sido presa. O grave erro pegou mal entre as autoridades, que logo trataram de desmentir, explicando novamente para nossa reportagem, assim como para demais veículos, o andamento das investigações.

 

IMAGEM NEGATIVA: Na última semana, Itu vem sendo repercutida de forma negativa nacionalmente. Além do caso Isabela, uma tentativa de estupro a uma idosa de 84 anos também chamou a atenção da mídia em todo o Brasil. Somada aos dois fatos, a falta de segurança nos portais do município também foram destacados.

 

FUXISCÓPIO:
Representando a Câmara de Itu na XX Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, o vereador Rodrigo Macruz (PTB) aproveitou o clima tenso na capital federal para dar seu recado à população ituana. Através de um áudio compartilhado pelo WhatsApp, Macruz afirma que “Temer não fica nem a pau”, em referência à possível queda do presidente após a delação premiada dos irmãos Batista, do grupo JBS.