Ituano estreia na Série D com boa vitória
Sob chuva torrencial, técnica deu lugar à garra e determinação que foram marcantes, agradando em cheio a torcida
Moura Nápoli
Não poderia ter sido melhor a estreia do Ituano no Campeonato Brasileiro da Série D, no último domingo (21). Sob um verdadeiro temporal, o time venceu o São José (RS) por 2×1 e poderia ter sido mais. Os gols do Galo foram marcados por Léo e Everton, enquanto Jô descontou para os visitantes.
Em um gramado pesado, a bola rolou com dificuldade e os dois times não puderam desenvolver seu verdadeiro futebol. A própria condição do gramado fez com que as jogadas acabassem sendo mais ríspidas, sob a complacência do árbitro Daniel de Souza Macedo (RJ) que, entretanto, deu cartão vermelho para Rodrigo Celeste, do Ituano, aos 26 minutos de jogo, quando caberia, perfeitamente, um amarelo. Mas antes disso, em cobrança de escanteio aos 8 minutos, Léo, de cabeça, abriu o marcador para o Galo Guerreiro, que desde o início dominava as ações.
Com a expulsão de Celeste, o técnico Roque Júnior foi obrigado a sacrificar o estreante Pedrinho, colocando Guly para recompor o setor de maio campo. No intervalo o técnico deixou Bassani nos vestiários para a entrada de Maicon Douglas (atuação discreta) e depois tirou Pingo fazendo entrar Everton, que embora tendo pouco tempo, estreou de forma marcante, fazendo o gol da vitória aos 31 minutos.
Aos 38, Jô diminuiu para o São José, que então atirou-se no ataque de forma desesperada, mas sem êxito. O Ituano soube como segurar o resultado e até teve chances de fazer mais, principalmente em um lance em que Ronaldo perdeu gol inacreditável.
No final, a vitória do Ituano foi incontestável, justa e merecida. A pequena torcida que esteve no Novelli saiu de alma lavada. Valeu a pena tomar toda a chuva e ver a garra e determinação do “novo” Ituano.
O time jogou e venceu com Oliveira Rafael, Alison, Léo, Jô, Jonathan, Pedrinho (Guly), Celeste, Ronaldo, Bassani (Maicon Douglas) e Pingo (Everton).