Um dia frio…
Um bom lugar para… Tomar uma deliciosa sopa! E também para ler um livro, né?
É só bater um ventinho que, com ele, vem uma vontade tremenda de fazer os deliciosos pratos de inverno.
Um fondue e um chocolate quente para os finais de semana são sempre ótimas pedidas, ainda mais em boa companhia. Mas, e durante a semana? É difícil encarar tanto queijo derretido ou uma bomba de chocolate em forma de bebida em plena segunda-feira, não é mesmo?
Por isso, nada melhor do que partir para o maravilhoso universo das sopas! Além de esquentar o corpo, uma sopa ou um caldo bem feito não deixa nada a desejar para uma refeição completa, sem que haja aquela sensação de “estômago pesado” tarde da noite.
Leves, versáteis e com uma imensa quantidade de variações, as sopas podem ser feitas para todos os gostos e todas as dietas.
Se a escolha é por legumes e hortaliças, uma opção é tirar a casca e cortá-los em cubinhos, refogando e fervendo-os numa única água, que será utilizada posteriormente para a sopa.
Consistência
A quantidade de água usada para o preparo vai depender do gosto de cada um. Há quem prefira um caldo mais denso e encorpado, com uma influência europeia maior. No entanto, as sopas mais ralas também são uma boa opção para quem curte a gastronomia asiática. Outra possibilidade é excluir a água do prato e preparar um creme – que fica ainda mais consistente. Nesse caso, é preciso mais atenção ao tempero e aos outros ingredientes. A adição de leite ou creme de leite pode tirar um pouco da leveza do prato, mas dá um sabor especial em alguns casos.
Ficou com vontade?
Em Itu, o Palhoça oferece dez tipos diferentes de sopa, sem deixar o jeitinho único caipira de lado! De segunda a quarta-feira, o restaurante faz um esquema de buffet de caldos e sopas com sabores diferentes todos os dias, das 19h às 22h30. Nos demais dias, as sopas são vendidas na cumbuca ou no copo.
Segundo Fabrício Lopes, proprietário do restaurante, os sabores mais pedidos são: mandioca com costela, feijão, palmito, alho poró, abóbora com carne seca, grão de bico com costelinha de porco, “quenga” (creme de legumes com requeijão e frango desfiado), mocotó, canja e caldo verde. Duvido que você não tenha ficado com água na boca depois dessa lista deliciosa de sopas! É importante verificar a disponibilidade do sabor escolhido no dia. As sopas de mocotó e feijão estão disponíveis durante o ano todo.
Água na boca
Rubens Stuque, sócio-proprietário do Tonilu, conta que o festival já começou no tradicional restaurante ituano. Com diversos tipos de caldos e sopas, além de um extenso buffet de salada, você pode servir-se à vontade. Os sabores são: canja de galinha com legumes, capeletti de carne com carne cozida, carne seca com mandioca, creme de palmito, creme de cebola e creme de mandioquinha.
Impossível ficar fora dessa!
Algumas possibilidades saborosas e nutritivas de ingredientes:
– Aspargos;
– Mandioquinha;
– Acelga;
– Ervilha;
– Lentilha;
– Feijão;
– Grão-de-bico;
– Batata;
– Mandioca;
– Abóbora;
– Feijão;
– Cenoura;
– Cebola;
– Alho-poró;
– Lentilha
Elas podem ser batidas no liquidificador, esmagadas com o garfo ou preparadas com os ingredientes inteiros. Além disso, as combinações também apresentam muita harmonia! (Ana Luísa Tomba)
Se você tiver mais algum ingrediente ou alguma receita irresistível, compartilha com a gente! É só deixar um comentário na página do Facebook do Jornal Periscópio (facebook.com/jornalperiscopio) ou aqui mesmo em nosso site.