Atividade com grupos de escoteiros da região é realizado em Itu

Aconteceu na manhã do último sábado (10) a atividade “Grande Jogo da Amizade”, na ETEC Martinho Di Ciero, a qual reuniu cerca de 270 jovens e 50 chefes adultos. Foi o 2º ano consecutivo da atividade, que é anual e acontece juntamente com o 20º Distrito Escoteiro Sorocaba. Dez grupos participaram da atividade, que teve início às 8h do sábado, com almoço para os jovens às 12h e finalização às 17h.

O grupo Utu-Guaçu, fundado em 1970 por Atinilo Guimarães em Itu, foi um dos grupos participantes, junto com os grupos ABC, Ipanema, Peabiru, Recoe, Santana, Sorocaba West, Terra Rasgada, de Sorocaba, grupo Vuturati, de Votorantim, e grupo 15 de Novembro, de Salto. Todos eles possuíam o chefe de tropa de suas cidades.

Alexandre de Melo Zambon, chefe de tropa escoteira do Utu-Guaçu, contou que o tema deste ano é “Jogos de Rua”, e a intenção é buscar a curiosidade da criança. “A gente sempre espera que os jovens se divirtam. Procuramos fazer sempre jogos atrativos e curiosos”, comenta.

“Temos um retorno grande por parte dos pais, na atuação e preocupação do jovem. Eles acabam largando um pouco os eletrônicos e gostam do campo”, completou Alexandre, sobre o fundamental incentivo dos pais dos jovens, de 11 a 15 anos, participantes da atividades.

Bolinha de gude, peteca e taco eram algumas das atividades que os jovens praticavam. “Cada base tem um jogo diferente, com instruções sobre os estados do Brasil e jogos de rua”, relata Alexandre, sobre o método diferenciado de juntar brincadeira ao conhecimento.

Ainda sobre a atividade, a mesma contava com um “grupo capacitado do Corpo de Bombeiros para eventuais acidentes”, segundo Alexandre, que completa que esse tipo de atividade é “ótima para divulgar mais nossa cidade”. (Gabriela Prado)