Ituano perde o jogo e o segundo semestre
Ao ser derrotado no último domingo (25) em Porto Alegre pelo São José por 1×0, o Ituano não perdeu apenas o jogo. Perdeu a vaga para a sequência da Série D e perdeu mais: todo o segundo semestre. Em termos profissionais, o clube não tem mais qualquer compromisso oficial até fevereiro de 2018.
Com a bola rolando, o time dirigido por Vinícius Bergantim até procurou o ataque, teve mais volume, principalmente no segundo tempo, mas não conseguiu furar o bloqueio adversário. Pior ainda que deu o contra golpe ao São José, que fez o gol da vitória aos 39 minutos da etapa final, com Kelvin.
Após o jogo, o gestor Juninho Paulista concedeu entrevista ao repórter Renato Alves, da Rádio Cidade FM, e admitiu o fracasso. “Não perdemos a vaga aqui [em Porto Alegre]. Perdemos em casa, nos dois empates contra Metropolitano e PSTC”.
Juninho ainda disse que “dói muito. Nosso prejuízo financeiro é imensurável”. O gestor afirmou que aprendeu com tudo isso e que assume a obrigação de planejar melhor para a próxima temporada.
Embora oficialmente nada ainda tenha sido dito, o clube deverá rescindir alguns contratos e promover alguns empréstimos, visando aliviar a folha de pagamento. O início dos preparativos para a temporada 2018, que terá Paulistão, Copa do Brasil e possivelmente Copa São Paulo, deve voltar a movimentar o elenco profissional apenas a partir de novembro.
Até lá o Ituano estará disputando apenas os campeonatos Paulista das divisões de base, com o Sub-20, 17, 15, 13 e Sub-11. Nada mais. (Moura Nápoli)