Estelionatário aplica golpes em empresas de Itu usando nome do banco Santander

Nos últimos dias, ocorreram na cidade de Itu duas ocorrências de fraudes envolvendo o banco Santander. Somados, as empresas tiveram um prejuízo que ultrapassa os R$ 50 mil. A Polícia Civil investiga o caso.

Conforme apurado pela reportagem do “Periscópio”, nas duas situações, uma pessoa, se passando por funcionária do banco, entrou em contato com as empresas, passando todos os dados cadastrados na agência pedindo, na sequência, para que as pessoas que atenderam ou responsáveis, confirmassem os quatro últimos números do celular cadastrado junto aquela instituição financeira.

Posteriormente, solicitaram que fosse feita uma atualização de módulo de proteção de segurança no site do banco e, a partir daí, os criminosos tiveram acesso a conta.

No primeiro caso, ocorrido no último dia 5, a empresa teve um prejuízo de R$ 40.609,00 enquanto que, na segunda ocorrência, no dia 7, envolvendo uma empresa de transportes, a perda foi de R$ 16.756,00.

 

Cuidados

O “Periscópio” entrou em contato com a Delegada do 1º Distrito Policial de Itu, Dra. Márcia Cruz, que está investigando o caso.

De acordo com a autoridade policial, a prática está cada vez mais comum na cidade. “Essa prática tem acontecido muito, como no caixa eletrônico, quando aparece uma pessoa estranha para auxiliar na realização de uma transação e acaba tendo acesso a dados. Você nunca sabe quem está do outro lado. Infelizmente, não podemos confiar em quem está do outro lado mais”, relata.

A delegada comentou ainda quais os cuidados que o cidadão deve ter para evitar estes tipos de golpes. “A pessoa deve ver a origem dessa ligação e não fornecer dados ou confirmá-los antes de entrar em contato diretamente com a agência. Só deve ser contatado aquele funcionário que estiver devidamente identificado, no interior da agência”.

Investigação

Dra. Márcia explica ainda que os dois casos estão sendo investigados, porém há dificuldades de se chegar ao autor de crimes deste porte. “É uma investigação muito difícil de ser realizada, pois a pessoa que recebeu a ligação muitas vezes não se atenta para o número da chamada recebida e, quando se atenta, é muito difícil identificar a origem daquela ligação. Nestes casos, inicialmente chamamos a pessoa envolvida a comparecer na Delegacia, para que ela possa nos fornecer mais detalhes para que possamos iniciar uma investigação”.

A delegada ainda reforça que em caso de dúvidas, a pessoa deve comparecer à Delegacia.

Santander

A reportagem do “Periscópio” também entrou em contato com a agência local do Banco Santander a respeito do caso, questionando se o mesmo possuía conhecimento dos casos, se seriam tomadas providências ou se as empresas lesadas seriam ressarcidas de seus prejuízos. Porém, a instituição financeira informou que só irá se prounciar mediante ordem judicial. (Daniel Nápoli)