Cuidado com os animais é prioridade na edição deste ano do Rodeio Itu
Tratamento de estrela. É assim que os bois e touros são recebidos no Rodeio Itu, que será realizado entre os dias 6 e 9 de setembro, na Arena Maeda. A festa possui um projeto pioneiro chamado “Rodeio do Bem”, que conta com um conjunto de ações ambientais e de responsabilidade social voltadas para a proteção aos animais.
Os animais que participam do rodeio são supervisionados por uma equipe técnica formada por veterinários, representantes do Ministério Público e ONGs. Os veículos de transporte são especiais e a superlotação é proibida. Já em Itu, touros e bois ficam em uma fazenda, afastados do local da festa. Lá, estão protegidos de som ou qualquer outro gerador de estresse e com alimentação balanceada.
Durante a festa, eles são levados para a arena apenas no momento das montarias, permanecendo, no máximo, quatro horas no local. Logo depois, retornam ao pasto.
Além disso, os bois participam das montarias em dias alternados, ou seja, após os oito segundos de prova, eles têm mais de 45 horas de descanso. Para evitar prejuízos à audição dos animais, as atrações musicais só começam após a retirada de todos os touros do local do evento. O Rodeio Itu também não permite o uso de equipamentos pontiagudos e de choque nas montarias. O peão que utiliza qualquer um destes instrumentos é prontamente desclassificado.
“Os proprietários entendem que a sanidade e o bem-estar desses touros representam o sucesso do seu negócio, por isso eles são tratados como verdadeiros atletas, desenvolvendo atividades físicas diárias, como corrida e natação, para manter o condicionamento físico, garantindo assim o bom desempenho nas arenas”, comenta a Dra. Ana Paula Dótoli, veterinária e diretora técnica do Rodeio Itu.
Para garantir o bem-estar das tropas e manadas que participam das provas, a organização do evento efetua um controle rígido das ações, que são previstas em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado entre os organizadores do evento e a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Itu desde o primeiro ano do evento, 2007.