Limpeza e higienização de ambientes
Limpar os ambientes, além de ser bom pra saúde, é bom pra organização dos espaços
A limpeza é tão importante na vida do ser humano que o tema ganhou a atenção de entidades internacionais que lideram campanhas para incentivar comunidades a limpar e conservar o ambiente onde vivemos. A relação entre limpeza e saúde foi constatada por dados levantados pela ISSA (International Sanitary Supply Association), entidade norte-americana. Segundo a ISSA, uma limpeza eficiente pode reduzir em até 80% a probabilidade de propagação de vírus comuns, como o da gripe. A pesquisa também constatou que um ambiente coletivo limpo, como o hoteleiro, é muito mais saudável, pois reduz a incidência de doenças respiratórias.
Algumas medidas simples de limpeza e higiene preventivas podem prevenir doenças, principalmente em ambientes coletivos. O ideal é juntar a necessidade da limpeza à premissa de manter um ambiente organizado, bem estruturado e funcional.
A primeira delas é higienizar adequadamente com maior frequência os locais e superfícies de trabalho, como mesas, aparelhos telefônicos, teclados, mouses, controles remotos. Os desinfetantes de boa qualidade e na diluição correta são bastante econômicos e adequados e evitam com mais facilidade a presença de vírus ou fungos ativos.
A correta higienização das mãos coincide muito com os procedimentos dos profissionais da área de saúde. Em termos de redução microbiana, a estimativa é que o resultado de uma lavagem de mãos comum atinja entre 60 e 80%, enquanto que profissionais da área da saúde, que obedecem a um procedimento minucioso, podem ultrapassar 99%.
Para os ambientes onde há grande circulação de pessoas, são indicadas as lavadoras automáticas de pisos, pois além do chão úmido dificultar a manutenção da limpeza, o cheiro de certos produtos também pode ocasionar irritação aos alérgicos.
.