Lançamento da Pedra Fundamental da Fazenda da Esperança aconteceu no domingo

A pedra fundamental, caixa com arquivos, foi lacrada com cimento no terreno onde a Fazenda será construída. Foto – Gabriela Prado

Aconteceu no domingo (13) o lançamento da Pedra Fundamental em uma unidade da Fazenda da Esperança, no bairro Caiacatinga. Autoridades ituanas e padres de diversas paróquias da cidade prestigiaram o evento.

A Fazenda da Esperança será uma clínica onde dependentes químicos se tratarão. Esta será destinada a homens que possuem problemas com drogas. Os tratamentos não serão feitos com medicação, apenas com ensinamentos cristãos e contato com a natureza. A cerimônia fez parte das comemorações dos 50 anos da Diocese de Jundiaí.

Uma caixa contendo jornais locais, incluindo o “Periscópio”, cartas do prefeito Guillherme Gazzola e da família Dalla Vecchia (responsável pela doação do terreno da Fazenda) e também cartas de paróquias vizinhas foi lacrada no terreno da Fazenda pelo Núncio Apostólico – representante do Papa no Brasil – Dom Giovanni D’Aniello.

Padre Márcio Felipe de Souza, porta-voz da Diocese de Jundiaí, contou sobre a vinda do Núncio para a cidade. “Ele está há três anos nessa caminhada e o marco do jubileu é a visita [dele]”, comenta. O padre completou que a Fazenda da Esperança é “um presente para a Diocese”. “É uma fazenda que vai acolher os dependentes químicos. É o resgate dos que se perderam, para que eles se reintegrem novamente na sociedade”, finaliza.

Dom Vicente Costa, bispo da Diocese, agradeceu a todos os presentes. “Espero que possamos resgatar muitas vidas aqui”, falou Dom Vicente em seu breve discurso. “Para mim, é um momento muito importante. Agradeço por poder fazer o lançamento da pedra gundamental na Fazenda”, completou Dom Giovanni, representante do Papa, agradecendo também a presença de todos.

Anibal Carvalho, proprietário da Publicenter, e sua esposa Marina se emocionaram com o projeto. “Foi bem emocionante. É a pedra fundamental de um projeto muito bonito. Esperamos que os jovens se recuperem”, contou Anibal, após o lançamento da pedra. “Esse é um momento histórico, não só a obra, mas a visita do Núncio. É um momento muito importante. Vai ficar como memória”, comentou o prefeito Guilherme Gazzola, sobre a cerimônia de lançamento da pedra fundamental.

A cerimônia de lançamento durou cerca de trinta minutos e, após sua finalização, todos os presentes compareceram à Igreja da Matriz para a missa com o Núncio Apostólico. Ontem (15) foi o último dia de visita de Dom Giovanni D’Aniello na região.

A Fazenda da Esperança está localizada na Estrada Municipal de Itu, 192, Caiacatinga. Sua inauguração ainda não tem data definida. (Gabriela Prado)