Dois Pontos Especial Câmara – 16/08/17

POPULISTA: O vereador Dito Roque, durante defesa para a construção de um novo prédio da Câmara, disse que ele e o presidente José Galvão são populistas. Mas se explicou: “nós que defendemos o povo, que não somos Ph.D. em nada. Nós somos a favor do povo”.

 

FORA DE PAUTA: Os problemas no transporte público da cidade foram esquecidos na sessão desta semana. O único que citou a questão, de relance, foi o vereador Normino da Rádio. Já Macruz, que tinha apresentado uma moção de repúdio à Viação Avante/Itu, acabou retirando a propositura.

 

VALORES: O presidente José Galvão, durante discussão do projeto do “Café com Vereador”, aproveitou para deixar claro os valores com aluguel do prédio do ILI. Segundo ele, na sede antiga o valor era de R$ 4.200. Atualmente, no Espaço Fábrica, o gasto é de R$ 3.200. “Então houve uma redução”, afirmou.

 

SEM LICITAÇÃO: Galvão também explicou que a mudança de local aconteceu porque o antigo prédio não teve licitação, o que gerou uma ação do Ministério Público. Sendo assim, para não incorrer nos erros de presidências anteriores, o atual chefe do Legislativo providenciou uma nova licitação.

 

RECORDE: Dito Roque deve entrar para o Livro dos Recordes. Isso porque o vereador apresentou, em uma só sessão, exatas 291 moções, entre pesar e congratulação. A maioria das homenagens foram para a diretoria e alunos da APAE, por conta da inauguração da sede própria da entidade.

 

SEM PODER: Em determinado ponto da sessão, Giva questionou se ainda existe a tripartição de poder. Para o vereador, a autonomia do vereador está acabando. “Cada ato nosso é questionado por um outro poder. E, às vezes em uma decisão monocrática, um colegiado legítimo escolhido pelo povo não tem valor. Nós somos os verdadeiros representantes da sociedade”, disse.

 

MACHO: Giva também aproveitou para se vangloriar de algumas conquistas obtidas durante seu período como presidente da Câmara. Reginaldo Carlota então pediu aparte e disse que o colega foi o presidente “mais macho” que passou pela Casa de Leis ituana.

 

DERROTADOS: Na mesma fala, Giva também comentou sobre uma publicação no Facebook que traz sua foto, de Mané da Saúde e de Henrique de Paula. A publicação, feita pela página “Tribuna de Itu”, ainda tem um recorte da matéria deste JP a respeito da rejeição do projeto que cortaria o número de assessores. “Não me preocupo com essas pessoas, que são derrotadas”, disse Giva a respeito dos autores de tal imagem.

 

IPTU VERDE: O vereador Thiago Gonçales apresentou indicação para que a Prefeitura estude a implantação do chamado “IPTU Verde”, que concederia descontos no imposto para quem possui “edificações sustentáveis”, que contem, por exemplo, com telhado verde e/ou áreas de permeabilidade.

 

PAI E MÃE: Quando Giva declarou que o vereador Reginaldo Carlota é o “pai” do apelido “Rodovia da Morte”, este pediu a palavra para dizer que, se ele é o pai, o presidente José Galvão é a “mãe”, já que ele era o dono do jornal em que escrevia. O comentário rendeu risos no plenário.