Palestra: grande virada e hexacampeonato

Foto – Daniel Nápoli

Foi uma manhã de fortes emoções e belo futebol na finalíssima do Campeonato Amador da Divisão Especial, domingo (13), no Estádio Novelli Júnior, quando o Palestra Itu bateu o Grêmio Olimpikus de virada, sagrando-se campeão de 2017.

O Grêmio entrou em campo jogando por um simples empate, pois vinha de uma vitória por 1×0. Já o Palestra precisava reverter. Mas foi exatamente o Grêmio, num início arrasador, que saiu na frente logo aos 13 minutos, com gol de Danilo, deixando ainda pior a situação do alviverde.

Após sofrer o gol, o Palestra, então encolhido e demonstrando certo nervosismo na composição de jogadas, cresceu e chegou ao empate aos 21, com Clebinho. O empate não era suficiente e o time alviverde seguiu pressionando, mas o primeiro tempo ficou no empate que ainda dava o título ao time gremista.

Na etapa complementar, o Palestra entrou em campo com postura completamente diferente e, logo aos 2 minutos, Paulinho desempatava e fazia seu 15º gol na competição, incendiando o jogo de vez. Antes que o Grêmio pudesse se recuperar do golpe, Marquinho fez o terceiro gol.

O golpe de misericórdia viria aos 25 minutos, novamente com o inspirado Marquinho. Com os 4×1 no marcador, o Palestra finalmente respirou aliviado e diminuiu seu ritmo. Por seu lado, o Grêmio seguiu lutando, mas o abatimento era visível.

Mesmo assim, a equipe gremista não se entregou e foi um adversário leal que abrilhantou a decisão. Final, aliás, que é mais uma que entra para a história do Amardozão, marcada por grandes viradas.

Ao apito final do bom e seguro árbitro Dermival Gomes, o Palestra Itu festejou seu hexacampeonato. A última conquista havia sido em 2011.  Agora, o alviverde é, de forma isolada, a equipe com maior número de títulos da história da competição. Por sua vez o Grêmio, cuja última conquista havia sido em 2009, segue perseguindo o título máximo de um dos melhores campeonatos do interior paulista. O terceiro colocado foi o Juventus. (Daniel Nápoli)