Dois Pontos Especial Câmara – 30/08/17

WI-FI: Dito Roque cobrou que o Executivo instale internet sem fio gratuita nas praças públicas da cidade. Segundo o vereador, a ação não vai custar quase nada para o município. “É baratinho”, disse. O edil também comentou que muitas pessoas utilizam o wi-fi da Câmara, então pediu ao presidente José Galvão que coloque bancos em frente ao prédio.

 

MUDANÇA: O vereador também pediu mudanças no tráfego da Rua Leonardo Piunti, no bairro São Luiz. Ele justificou que a rua de cima, Paulo Eduardo Xavier de Toledo, já é mão única sentido shopping, então a via de baixo também deveria ter um sentido só, porém em direção aos bairros.

 

PRESENTE: O diretor do SENAI de Itu Helvécio Siqueira de Oliveira esteve presente na sessão desta semana para usar da Tribuna Livre. Na oportunidade, ele falou sobre os cursos disponíveis da unidade e da importância da formação técnica nos dias de hoje.

 

PREOCUPADO: Normino da Rádio comentou a respeito da manchete do “Periscópio” do último sábado, criticando a política do “quanto pior, melhor”. Ele diz estar preocupado com a liberação da emenda parlamentar, uma vez que ela será benéfica para o bairro Jardim Europa, localizado na região do Pirapitingui. “Eu quero acreditar que essa emenda virá nos próximos dias”, declarou.

 

APROVADOS: A Câmara aprovou um projeto em segunda discussão e outros oito em primeira. Entre eles, um “flexibiliza” a concessão de licença-prêmio para os servidores municipais. Maria do Carmo Piunti disse que votou a favor, porém irá estudar melhor o projeto para a segunda discussão.

 

ADI: A Câmara recebeu do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) de autoria da Associação Brasileira de Pirotecnia. Até o fechamento desta edição o JP não teve acesso ao documento, porém deve ser referente à lei aprovada no primeiro semestre de autoria do vereador Sérgio Castanheira a respeito da limitação dos decibéis dos fogos de artifício.

 

FALECIMENTOS: Normino da Rádio prestou homenagem a Jose dos Santos Filho, ex-secretário de Habitação Popular falecido na última sexta-feira. Ele falou sobre o trabalho desenvolvido pelo colega no bairro Novo Mundo. A sessão também contou com moção de pesar pelo falecimento de Luiz Carlos da Silva, pai do ex-vereador Zito Marmo.

 

MOÇÕES: O vereador Luciano do Secom apresentou diversas moções relacionadas ao futebol amador de Itu, em congratulação a equipes que se destacaram no Campeonato Amador. Entre eles, também havia uma moção de congratulação à Sociedade Esportiva Palmeiras pelos 103 anos de história. Corintiano, o primeiro-secretário Macruz, de brincadeira, quase não leu o requerimento.

 

INDICAÇÃO: Entre as diversas indicações apresentadas, destacam-se duas: uma de autoria do vereador Thiago Gonçales, que visa implantar na cidade um “Banco de Alimentos” para que a população carente possa se beneficiar de alimentos que perderam valor comercial, mas que ainda podem ser consumidos. Outra, de José Galvão, pede a implantação de semáforos inteligentes em alguns pontos da cidade.

 

REQUERIMENTO: Dito Roque apresentou requerimento cobrando informações referentes a um loteamento localizado às margens da SP-79. Já não é a primeira vez que o vereador faz críticas ao local, que, segundo ele, tem problemas de acesso e no tamanho das ruas. No documento, o edil faz 21 questionamentos, entre eles se o projeto está de acordo com a legislação vigente.