Documentário dirigido por ituano concorre a prêmio do Canal Brasil
O documentário em curta-metragem “USP 7%”, produzido pelo jornalista ituano Bruno Bocchini, está concorrendo ao 12º Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas, realizado pelo canal de TV paga. A votação vai até segunda-feira (18), às 13, e o resultado será divulgado no dia 25 de setembro, às 20h30. A produção vencedora do festival Cine Ceará concorre com outros 11 curtas.
“USP 7%”, que foi dirigido por Bocchini juntamente com o colega Daniel Mello, ambos jornalistas da Agência Brasil, apresenta quatro relatos sobre a luta contra o racismo estrutural por diferentes pontos de vista e através das gerações. As histórias são complementadas por uma narrativa visual que explicita como o preconceito está presente em todas as relações da sociedade brasileira.
O “7%” presente no título da produção refere-se ao baixo percentual de negros numa das maiores faculdades públicas do Brasil, onde ambos os diretores estudaram. Produzido pela Preta – Narrativas Multimídia com financiamento do Ministério da Cultura, o curta de 14 minutos de duração pode ser conferido gratuitamente no site do Canal Brasil: canalbrasil.globo.com/especiais/curtas.