Estudante ituano de Medicina apresenta trabalho em congresso no RJ
O estudante ituano Carlos Alberto de Oliveira Filho, de 26 anos, que cursa o 5º semestre de Medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina (PE), apresentou nesta semana um trabalho no XX Congresso Nacional de Infectologia. O evento ocorreu na cidade do Rio de Janeiro.
Juntamente com os colegas Tathyane Barreto, José F. G. Filho, Artur da Silva e Mateus Rodrigues, o futuro médico apresentou uma pesquisa sobre o “Número de Casos e Coeficiente de Incidência de Leishmaniose Visceral em Petrolina”, entre 2001 a 2015. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. César Augusto da Silva. A pesquisa utiliza dados do SUS (Sistema Único de Saúde) e da Secretaria da Saúde local para “rastrear” a doença, que vinha aparecendo com frequência na cidade.
“Levantamentos epidemiológicos de doenças negligenciadas, como é a leishmaniose, que é uma doença que atinge pessoas mais carentes por conta de problemas de saneamento básico, são quase inexistentes. Então um estudo assim se mostra de relativa importância, e como estamos com a pretensão de publicar um artigo com esses dados, é sempre bem validado, ainda mais em congressos assim”, conta o jovem, contente com a participação.
Para o estudante, a experiência de conhecer autoridades da infectologia no país foi “surreal”. “Foi uma experiência muito válida. Geralmente o pessoal vai para congressos só para assistir, não participar, e apresentar o trabalho te dá esse sentimento de construção científica”, declarou o ituano, que aproveitou para fazer contatos outros médicos da área.