Primeiros socorros: dicas de como agir em acidentes com vítimas no trânsito

Saiba o que pode e o que não pode ser feito em casos que envolvam algum tipo de ferimento ao motorista ou passageiros

Os primeiros socorros são as providências iniciais que devem ser tomadas no local do acidente. É um atendimento inicial e temporário até a chegada do socorro profissional. Embora cada acidente tenha uma característica diferente, a sequência de ações a serem realizadas vai ser sempre a mesma.

Manter a calma é o primeiro passo. Cada pessoa reage de uma forma diferente e é difícil esperar atitudes racionais em situações desconfortáveis. Mas ações desesperadas normalmente acabam agravando a situação. Por isso, antes de agir, é fundamental recobrar rapidamente a lucidez, reorganizar o pensamento e se manter calmo. O ideal é parar, respirar profundamente, verificar se você ou alguém do veículo sofreu ferimentos e avaliar a gravidade geral do acidente.

Depois de avaliada a situação, é hora de tomar a iniciativa. Mostrar decisão e firmeza nas ações é fundamental. Não se pode perder tempo discutindo o que será feito ou apenas dando ordens. Se houver mais pessoas para ajudar, distribua as tarefas e mantenha todos motivados, elogiando e agradecendo cada ação realizada.

Se você não é um profissional de resgate, precisa saber que o atendimento às vítimas tem limitações. Depois de garantir o básico em segurança e solicitar o socorro, comece a fazer contato com a vítima. Informe o que está acontecendo, ouça o que ela tem para falar, aceite possíveis reclamações e seja solidário, tentando deixá-la o mais confortável possível.

Se perceber que o cinto de segurança está dificultando a respiração da vítima, e somente nesse caso, solte-o sem movimentar o corpo da pessoa. Segure a cabeça da vítima, impedindo a movimentação até que o socorro profissional chegue ao local. Verifique se a vítima está consciente ou não. Se não estiver, é importante avisar para o serviço de socorro. Para vítimas que conseguiram sair do carro, é importante encontrar um local seguro para que elas esperem o atendimento.

Jamais movimente uma vítima (a remoção deve ser feita somente por um socorro profissional), retire o capacete de motociclistas, aplique torniquetes para estancar hemorragias e dê algo para beber a quem sofreu um acidente.