Volkswagen Kombi: utilitário “xodó” do público brasileiro

No último dia 2 de setembro foi comemorado o “Dia da Kombi”. Conheça mais sobre a história desse veículo tão amado

 

No último dia 2 de setembro, foi celebrado no Brasil mais um “Dia Nacional da Kombi”. A data serve para homenagear e lembrar um dos carros mais queridos pelo público brasileiro, e que por muitos anos foi um dos grandes campeões de venda da montadora alemã Volkswagen. O conceito da Kombi surgiu do modelo do Fusca, mas com multifunções.

O nome “Kombi” (em alemão Kombinationsfahrzeug) quer dizer “veículo combinado” ou “veículo multiuso”. O holandês Ben Pon foi o criador dos primeiros protótipos do veículo. Após diversos testes, no dia 8 de março de 1950 a primeira Kombi saiu para as ruas. E aí ganhou o mundo com seu formato inovador e multitarefa.

No Brasil, o veículo começou a ser montado em 1953. Já em 1957, mais precisamente no dia 2 de setembro (por isso a data), a Kombi se tornou o primeiro carro da Volkswagen fabricado em solo nacional. No final do ano de 1970, a produção da Kombi teve o seu fim para dar lugar a um novo conceito, conhecido no Brasil como Eurovan. Porém, em nosso país, a Kombi continuou sendo produzida normalmente, recebendo melhorias nas novas versões até 2013 (último ano de produção em todo o mundo).

Ao longo do tempo, a Kombi foi evoluindo e ganhando novas tecnologias, mas sempre esteve ligada ao setor de serviços e até food trucks quando estes nem eram conhecidos por este nome por aqui. Afinal, quem nunca comprou um churros em uma Kombi? O veículo de origem alemã caiu nas graças do povo brasileiro e hoje faz parte da memória afetiva de muita gente.

A produção da Kombi foi encerrada oficialmente em 2013, já que o projeto do carro não teria como se adaptar às novas regras de segurança impostas pelo governo. Com isso, foi lançada uma última edição do veículo, limitada em 1200 unidades, todas com número de identificação no painel. Diversos detalhes e itens exclusivos foram adicionados. Dos itens que mais marcam esta versão foram: pintura retrô (branca e azul de época) e pneus com borda branca.