Otimismo e promoções são a marca do comércio ituano para este final de ano

Serão muitas as opções para os consumidores neste final de ano, em Itu/ Foto – Daniel Nápoli

Chegamos à época do ano em que a população espera, com ansiedade, as promoções e produtos oferecidos pelo comércio.  Horários de atendimento estendidos e variedade de preços e marcas são as grandes atrações. A expectativa por um crescimento financeiro também marca o período, que traz a possibilidade da geração de empregos temporários.

Em todo o Estado de São Paulo, é esperado um crescimento de 7,5% na geração de empregos temporários, com a contratação de nove mil funcionários, devendo ser efetivados 20%, de acordo com Associação Paulista dos Supermercados.

Diante desses números, e também da proximidade da “Black Friday” (dia 24 de novembro), data em que as lojas oferecem descontos e promoções, a reportagem do “Periscópio” esteve em contato com o comércio ituano, na região central, para saber um pouco da expectativa para as vendas e também sobre a geração de vagas temporárias.

Gerente de uma loja de roupas, Maria Aparecida Lima espera que o movimento seja melhor em relação ao ano passado. “O comércio no ano passado foi muito fraco. A expectativa é que melhore, que haja um crescimento financeiro, mas quanto à geração de empregos temporários, vai depender muito do movimento”, declara.

Agitação no comércio é o que espera a gerente de uma loja de calçados e acessórios Rosana Bellon. “Com o governo federal liberando o PIS para a turma poder gastar um pouquinho mais, o comércio será aquecido, dará uma agitada”.

André Luiz Lepinsk, gerente de uma loja de calçados, vê o final de 2017 com bastante otimismo. “A gente está pensando que será bem positivo e vamos mais do que dobrar o quadro de funcionários. Hoje, temos dez funcionários e iremos colocar mais 12, fora que, com o movimento aumentando, aumentará o caixa e mais vagas podem ser geradas. O ano passado já não foi ruim e a expectativa agora é de um crescimento de 10 a 15% no número de vendas”, afirma.

Otimismo com as vendas é como vê Clodoaldo Peter, gerente de um magazine. “Já estamos com uma grande promoção, antecipando a ‘Black Friday’ e estamos bem confiantes com o crescimento da economia e a geração de emprego e renda. Nossa expectativa é de gerar cinco vagas temporárias que poderão ser efetivas dependendo do desempenho dos funcionários, além de um crescimento no número de vendas de 20%”, conclui.

 

Ações

Procurada para comentar as ações para agitar o comércio no fim do ano, a Associação Comercial e Industrial de Itu afirmou que ainda serão promovidas reuniões para a concretização dos projetos. Porém, a Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos, em parceria com a entidade, realizará ações especiais na “Black Friday”.

Em contato com o secretário de Turismo, Vinícius Salton, o mesmo afirmou que nesta semana foi traçada uma proposta para um aumento no volume de vendas e também possibilitar aos consumidores momentos de lazer durante as vendas.

Vai ser proposto aos comerciantes do Centro de Itu que, no dia 24 de novembro, os mesmos estendam o horário de atendimento, até as 20h.   Além disso, a Praça Padre Miguel (Largo da Matriz) receberá a partir das 18h, apresentações musicais, com Luciano Belgrado (Pop Rock), Vila Tchê (Sertanejo) e Zumbalanço (Samba Rock). Estão previstos ainda sorteios de brindes e barracas com comidas e bebidas, com intuito beneficente.

“É uma maneira de fomentar o turismo e o comércio na cidade. É uma ótima oportunidade, tanto para o varejo quanto para os consumidores, que terão ótimas opções de promoções, além de poder apreciar shows em um ambiente familiar”, destaca Salton. (Daniel Nápoli)