A segurança e a utilidade oferecidas pelas portas e os estilos disponíveis no mercado

Existem diversos materiais disponíveis no mercado que podem se encaixar melhor na decoração de sua residência

Você já viu alguma casa sem porta? Bom, isso é explicado pelo simples fato de que esse item proporciona a qualquer residência segurança e utilidade. Armários também possuem portas, e o visual destas também é importante, ainda mais se você quer deixar sua casa com um valor decorativo mais pessoal.

Não se sabe, ao certo, quando a primeira porta foi feita, mas sabe-se que esta se tem feito útil desde séculos passados. Os castelos medievais, as igrejas antigas e as casas possuíam portas para segurança e também para que a vivência dentro da casa não sofresse tanto com influências externas.

Os armários também sempre tiveram portas, já que estas se fazem úteis e protegem o que o armário guarda de sujeiras externas. O mercado atual oferece diversos tipos e estilos de portas, estas podendo ser estilizadas de acordo com o material de produção e cor dos mesmos.

 

Tipos de portas

O principal tipo de porta é a “de abrir”. Fica engraçado falando assim, mas é que há também a porta “de correr”. Esta abre e fecha lateralmente, podendo ter duas ou mais peças que a movimentam. Existe, também, a porta pivotante, similar à porta comum, porém esta deixa uma pequena fresta ao ser aberta. Esta é aquela porta que fica desencostada dos dois batentes quando aberta, já que o eixo onde está presa e que faz o giro da porta é preso na vertical, e não no batente lateral. Esse tipo de porta costuma ser usado em portas de entrada pelo seu visual diferenciado, leve e ao mesmo tempo imponente. Outra vantagem é que ela ocupa um espaço um pouco menor quando aberta, graças ao canto da porta que gira para o lado oposto da parte maior.

Porta Sanfonada/ Foto – Divulgação

Há também a porta sanfonada, que recebeu esse nome devido sua semelhança à sanfona mesmo quando fechada. O baixo custo e a abertura total dessa porta são vantagens levadas em conta na hora da adesão deste estilo de porta. A porta-camarão é parecida com a sanfonada, porém a quantidade de dobras é bem menor e a qualidade das portas costuma ser bem melhor, com as folhas das portas mais grossas e dobradiças entre elas, ao invés de simples vincos verticais.

Já a porta-balcão é mais utilizada em varandas e terraços. Estas são chamadas assim porque se diferenciam das outras por serem abertas apenas por um dos lados, que deve ficar para dentro. O sistema de abertura das portas-balcão, no entanto, pode ser de qualquer um dos tipos.

 

Materiais e estilos

A sua porta, seja de casa ou de armário, pode ser feita de madeira (tendo opções de cores claras e escuras), de aço (também podendo ser mais rígido ou maleável), de acrílico (a paleta de cores se torna vasta quando este material é escolhido) e vidro (geralmente sendo o vidro temperado o mais escolhido e adequado por ser mais resistente que outros tipos de vidro). A estilização das portas é pessoal e pode ser consultada com profissionais do mundo decorativo. Procurar referências é sempre bom na hora de decidir sobre como sua porta será, e sempre buscar o preço mais ideal para seu bolso é recomendado.

 

Plantas e objetos para incrementar a entrada da sua residência

Vasos de plantas e flores fazem toda a diferença em qualquer residência. Vasos, mesinhas e até puffs também dão à entrada da sua casa um ar mais aconchegante e mais belo, nos critérios decorativos. Optar por plantas verdes e mais resistentes – como espada-de-São-Jorge e samambaias, por exemplo – fazem a diferença. Cores fortes e metalizadas também ajudam a fazer com que a entrada da casa seja deslumbrante e discreta.

 

Fotos – Divulgação