Barragens de captação de água operam com capacidade máxima em Itu
Medições realizadas na última semana pela CIS (Companhia Ituana de Saneamento) apontam que o nível de água dos mananciais da cidade segue com 100% de sua capacidade em Itu.
De acordo com a CIS, isso é justificado pelo trabalho feito nos reservatórios nos últimos meses (recuperação de uma barragem na Bacia do Gomes, manutenção importante no barramento do Itaim que estava no caminho de romper e desassoreamento do reservatório São José), além do volume de chuvas. De acordo com o Climatempo, choveu 183,1 milímetros em novembro. No ano, 1.383,1 milímetros de chuva foram registrados, índice superior à média histórica anual que é de 1.300 milímetros.
“O trabalho de monitoramento do comportamento das bacias hidrográficas, por meio das vazões dos cursos d´água e dos níveis de reservatórios, é fundamental para planejarmos ações futuras. Nossa equipe intensificou a manutenção nas barragens nos últimos meses e hoje aproveitamos melhor as águas das chuvas. Atualmente as oito bacias que abastecem a cidade estão transbordando”, pontua o superintendente da CIS, Vincent Menu. Os oito mananciais responsáveis pelo fornecimento de água para os moradores ituanos são Taquaral/Pirapitingui, Braiaiá, Pau D’Alho, Gomes, São José, São Miguel e São Miguel/Varejão e Itaim.
Neste último, Menu ainda destaca o grupo de trabalho feito em conjunto com as secretarias municipais de Meio Ambiente, Serviços Rurais e Planejamento para reflorestar nascentes e matas ciliares desta bacia. Hoje a bacia hidrográfica do Itaim é responsável pelo abastecimento de quase 40 bairros em Itu. Apesar do momento de tranquilidade, o superintendente da CIS reafirma que o empenho da população para economizar água deve continuar.