Dicas para dirigir com segurança durante a chuva
Atenção quanto à visibilidade, distância do veículo à frente e diminuição da velocidade são algumas das medidas indicadas
Verão, a estação das chuvas, requer um cuidado a mais para os condutores de veículos, principalmente nas estradas. Abaixo, algumas dicas para uma direção segura em tais condições.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), uma das primeiras medidas preventivas é ajustar o limpador de para-brisa de seu carro com a intensidade da chuva, melhorando assim a visibilidade, sendo importante verificar as condições da borracha do equipamento para evitar surpresas desagradáveis. Outra importante postura é manter a distância do veículo à frente, uma vez que a pista estará escorregadia e mais sujeita a colisões.
Caso a intensidade da chuva aumente, virando até mesmo uma tempestade, o mais indicado é o motorista aguardar a diminuição da intensidade em local seguro, pois sua visibilidade está seriamente comprometida.
Para auxiliar na visibilidade é fundamental a manutenção do farol baixo ligado, nunca utilizando o farol alto, pois o reflexo da luz irá ofuscar a visão dos demais condutores. Também não é indicado o pisca-alerta com o carro em movimento, pois os demais condutores podem pensar que o veículo está parado.
Uma das principais causas de acidente durante a chuva é a aquaplanagem (quando o pneu do veículo perde o contato com o asfalto por causa da lâmina de água, provocando o deslizamento do mesmo). Para evitar que isso ocorra é bom que os pneus estejam em bom estado, além de trafegar em velocidade reduzida.
Já para os motociclistas, a dica também é utilizar o farol baixo e reduzir a velocidade, mas utilizar também os equipamentos adequados, como viseira ou óculos de proteção, capa de chuva, jaqueta com proteções, luvas e botas.