Pimenta síria: leveza e sabor na medida
Canela, noz moscada e cravo fazem parte da composição desse tipo de tempero que é leve e muito saboroso
Os temperos sempre dão mais sabor e vitalidade para as refeições. É o caso da pimenta síria, tempero composto por pimenta-do-reino, pimenta-da-Jamaica, canela, cravo e noz-moscada moídos juntos.
Os temperos e especiarias são utilizados há milênios pelas civilizações e eles se misturam à história da própria humanidade. Durante muitos séculos, eles serviram de principal moeda no comércio internacional. Seus usos na culinária não estão somente relacionados às suas características de sabor e aroma, mas aos benefícios trazidos pelos seus princípios ativos, como para a conservação dos alimentos.
A pimenta síria, por ter em sua composição outros tipos de temperos, tem um aroma único e leve. Ao ser colocada nas refeições, essa iguaria dá sabor e também deixa o aspecto picante bem sutil. Mas o consumo de pimentas e temperos apimentados deve ser feito moderadamente, pois em excesso pode causar problemas digestivos.
Assim como o uso das ervas ou especiarias solitariamente, a mistura delas, formando um único condimento, também tem forte presença ao longo da história. A pimenta síria ganha cada vez mais reconhecimento por dar aos pratos mais simples um sabor diferenciado. O custo da pimenta síria também não costuma ser elevado, visto que ela está disponível em diversos supermercados e lojas de condimentos.
Faça sua própria pimenta síria
Para fazer sua pimenta síria, você precisará de:
- 2 colheres (sopa) de pimenta-do-reino preta;
- 1 colher (sopa) de canela em pó;
- 1/2 colher (sopa) de cravo;
- 1 colher (chá) de noz-moscada em pó ou ralada;
- 1 colher (sopa) de Pimenta-da-Jamaica.
Agora é só misturar tudo (se necessário, moa os ingredientes no liquidificador) e aproveitar esse sabor único!