>>> CARROS HISTÓRICOS: Renault Dauphine
Em 1956, a francesa Renault criou o Dauphine, que chegou ao Brasil em 1959 sob licença da Renault pela Willys Overland do Brasil e teve vida até 1968. O carro, pequeno, chegou com a missão – inglória, diga-se – de concorrer com o Fusca.
O Dauphine tinha motor traseiro tal qual o Fusca, mas era refrigerado a água. Com quatro portas, carroceria três volumes e porta-malas dianteiro, o automóvel surgia como uma alternativa até mais confortável que o concorrente.
O carro chegou a ser vendido nos EUA com um sucesso que chegou a surpreender a própria Renault, que em 1957 chegou a vencer 28 mil unidades. Mas a Renault teve problemas em manter uma rede sólida de revendedores e assistência técnica no país norte-americano.
O Dauphine foi o primeiro carro de passeio da Willys-Overland do Brasil (que já fabricava o utilitário Rural e o Jeep). Em 1966, o modelo ganhou novos frisos, nova posição da tampa do radiador e reforços na suspensão, tornando-o mais resistente.
Mesmo sendo sucesso, o Renault Dauphine deixou de ser produzido em 1968, quando a Willys-Overland foi comprada pela Ford. Na próxima edição, estaremos focalizando o “irmão” Gordini.