Carnaval 2018 é prestigiado por grande público em Itu
Uma mistura de tradição, encontro de gerações e muita animação. Assim foi o Carnaval na cidade de Itu, entre sexta-feira (09) e a terça-feira (13), com diversas atrações em diferentes pontos do município. A folia foi aberta na cidade com o “Baile de Marchinhas”, realizado no Círculo Italiano, tanto na sexta-feira (09) quanto na segunda-feira (12).
Já na Praça Padre Miguel (Matriz), entre os dias 10 e 13 de fevereiro, foi realizado o “Carna Retrô” da Prefeitura, com apresentações da Banda Matrix, além dos desfiles da Acadêmicos do Vale do Sol, Bloco do R e do Grupo da Melhor Idade, que ajudaram a levar um público de pouco mais de 12 mil pessoas por dia de evento, de acordo com a Prefeitura. Sobre a praça central da cidade, foi visto um crescimento de público em relação ao ano passado, com grande presença de famílias, curtindo o evento em um ambiente reforçado pela segurança.
Entre todas as atrações do “Carna Retrô”, o que marcou foi o desfile do Bloco do R, que retornou a se apresentar no Carnaval ituano. Presidente da tradicional instituição, José Mário Pierroni comentou a respeito. “Nós ficamos muito contentes pois voltamos a desfilar no ano em que o Bloco completa 60 anos de atividade. Agradecemos demais a Secretaria de Turismo pela oportunidade”.
Aprovação
Os quatro dias de folia na Matriz agradaram ao público. Visitando pela primeira vez a cidade de Itu, Renato Barbosa saiu de Paranaíba, no Mato Grosso do Sul, para curtir a folia ituana. “Estou aqui com mais dez pessoas. Estou gostando muito. Está muito animado e muito bem organizado”, disse.
Outro que veio de longe para participar da festa foi o autônomo Rodrigo de Souza, que saiu do agito carnavalesco do Recife/PE para a festa do interior paulista. “Ano passado já estive por aqui e agora retornei. Gostei bastante. É animado e ao mesmo tempo tranquilo, bem aconchegante”, explica.
O funcionário público Manoel Rodrigues também escolheu deixar o agito da capital paulista para curtir em Itu. “Aqui é bem melhor do que em São Paulo. É animado e tem segurança, organização. Fico tranquilo com a minha família”.
Além dos turistas, os ituanos também aprovaram a segunda edição do “Carna Retrô”. É o caso da autônoma Gabriele Aparecida Lacerda, de 18 anos. “Muito bacana, bastante alegre, bastante gente e esse ano foi bem melhor, com bastante policiamento”, comenta.
Incidentes
Na noite de domingo (11), uma briga foi prontamente encerrada pela Guarda Civil Municipal, que evitou um tumulto maior. Já na noite de terça-feira (13), um homem passou mal, sendo rapidamente socorrido e encaminhado de ambulância para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foi medicado e liberado após observação.
Fora os dois casos, de acordo com a Prefeitura, não foram registrados outros incidentes, com a administração municipal informando ainda que está avaliando os pontos altos e baixos do evento para saber o que poderá ser aprimorado para 2019, sem descaracterizar a festa.
Outras atrações
Itu contou ainda com um “Flash Back” no Espaço Berlin do Bar do Alemão, na noite de sábado (10), ao som das marchinhas. O Clube de Campo de Itu também contou com atrações carnavalescas entre os dias 10 e 13. Nos dias 10, 11 e 12, o Museu da Energia de Itu realizou sua folia, com marchinhas, oficinas de máscaras e tiaras, além de pinturas artísticas. Já o Plaza Shopping Itu promoveu, do dia 10 ao dia 13, sua 2ª “Mini Folia – Carnaval de Marchinhas”, voltada para as crianças.
Carnaval na Região
Na cidade de Salto, 28 mil pessoas, compreendidas entre os dias 09 e 13, prestigiaram a folia na Praça XV de Novembro e demais dependências. Houve a eleição do Rei e da Rainha do Carnaval 2018, bem como desfile das Escolas de Samba, dos tradicionais “Bonecões da Barra” e dos blocos, além de demais atrações musicais.
Já em Indaiatuba, o Carnaval contou com sérios incidentes. Na madrugada de domingo (11), ocorreu nas imediações do Parque Ecológico uma briga generalizada, enquanto que na manhã de segunda-feira (12) foi encontrado no córrego do Barnabé, no mesmo parque, o corpo de um rapaz de 22 anos, com sinais de violência. A Polícia Civil local investiga se o homicídio está relacionado com os fatos ocorridos no dia anterior. Na parte festiva do Carnaval indaiatubano, a folia foi marcada por desfiles das escolas de samba, blocos e as tradicionais execuções de marchinhas.
Em Cabreúva, a folia também foi marcada por incidentes. De acordo com populares, após o encerramento das atividades festivas na Praça Comendador Martins, região central da cidade, Guardas Civis Municipais teriam agredido foliões que se encontravam no local. Em nota, a Prefeitura informou que irá apurar o caso e punir possíveis abusos de autoridade. Já na parte festiva, execuções de marchinhas e demais apresentações musicais foram as grandes atrações do “Carnabreúva” entre os dias 10 e 13.
Em Porto Feliz, o Carnaval transcorreu sem quaisquer incidentes, com Festival de Food Truck, desfile de blocos e shows entre a sexta-feira (09) e a terça-feira (13), na Praça da Matriz. (Daniel Nápoli)
Fotos – Daniel Nápoli/Juca Ferreira