Vazamento de esgoto incomoda moradores do São Camilo; CIS informa que resolveu

Vazamento acontece há anos segundo moradores. CIS explica que outras demandas existem/ Foto – Beatriz Pires

O Jornal “Periscópio” recebeu nas últimas semanas reclamações de moradores do bairro São Camilo sobre um vazamento de esgoto em uma região próxima a uma nascente que, além de prejudicar o meio ambiente, incomoda com o mau cheiro.

O porteiro-vigia Evanielto Gomes Rios, de 41 anos, reside no bairro há 10 e afirma que o problema sempre existiu. “Desde que eu moro aqui acontece isso, é sempre assim. E eu tenho desde anos atrás vários protocolos de todas as companhias de saneamento que já passaram por Itu”, afirma.

De acordo com Evanielto, os profissionais já atenderam algumas vezes os chamados, mas dias depois o vazamento volta. “Eu acho que por ser constante, teria que ter um trabalho mais sério, analisar onde é que está acontecendo isso porque como é rotineiro, não é simplesmente chegar aqui com uma varetinha, girar, desentupir e está ‘ok’”.

Evanielto acredita também que seja necessária uma “avaliação melhor por ser área de manancial”. Além disso, outro problema que incomoda o morador é a falta de limpeza do terreno. “Nunca foi feita [a limpeza], eu que limpo, mas aqui é área da Prefeitura”, relata.

A reportagem do JP entrou em contato com a Companhia Ituana de Saneamento (CIS) no último dia 8, quando a autarquia informou que a manutenção seria realizada no dia 9. E de fato foi. Mas, segundo a CIS, ainda “há outras demandas para o local”. Porém, não existe risco de dano ambiental.

Sobre as outras demandas, a CIS declara que haverá um trabalho conjunto com as Secretarias do Meio Ambiente e de Serviços Urbanos para a recuperação total do lago do bairro São Camilo. “Já estamos comprando os equipamentos necessários para tornar a ação viável, como novas bombas para as elevatórias de esgoto, o que deve resolver os problemas com os vazamentos”, informa a CIS.

Com as aquisições e instalações dos equipamentos, a companhia diz que vai “remover os aguapés do local e iremos recuperar a área. Em poucos meses vamos sanar entraves de forma definitiva”.

A autarquia informa também que vazamentos são reparados em no máximo 24h. A Companhia relembra que “todo tipo de ocorrência pode ser reportada para a CIS por meio de mensagem em nossa página no Facebook e pelos telefones  0800 722 4827 ou (11) 2118-6600”. (Beatriz Pires)