Dois Pontos Especial Câmara – 28/03/18

MIRIM: Um fato inusitado foi divulgado pelo vereador José Galvão recentemente: seu filho, João, foi eleito por 102 votos o vereador mirim do Colégio Anglo – Cidade de Itu. Em breve a nova legislatura infantil tem início na Câmara, dessa vez com uma duração de um ano. O projeto é realizado pelo Instituto do Legislativo Ituano (ILI).

 

CURTA: Mais uma sessão ligeira foi registrada na Câmara. Com o expediente de 30 minutos e apenas dois projetos na Ordem do Dia, os trabalhos legislativos desta semana duraram menos de 50 minutos ao todo. Isso deve mudar em breve, com a alteração do regimento e a inclusão do pequeno e do grande expediente.

 

PARABÉNS: O fim da sessão foi marcado por alguns pedidos de questão de ordem para parabenizar a vereadora Maria do Carmo Piunti, que celebrou idade nova ontem (27). José Galvão, Dito Roque e outros edis congratularam com a parlamentar, destacando a atuação da mesma – que agradeceu na sequência.

 

TÍTULO: Entrou no Expediente desta semana um projeto de decreto legislativo para conceder o título de cidadania ituana à deputada estadual Maria Lúcia Amary, do PSDB. A parlamentar paulista vem indicando emendas para a cidade e está bem próxima do governo Guilherme Gazzola, que tem o partido tucano em sua base aliada. O projeto é de autoria do presidente Mané da Saúde e Macruz.

 

PESAR: Após prestarem um minuto de silêncio na sessão passada, foi deferida nesta semana uma moção de pesar ao assassinato da vereadora carioca Marielle Franco, ocorrido há duas semanas. O caso, que chocou o país, também incomodou os vereadores ituanos, que se solidarizaram com a família da vítima.

 

APROVADO: Foi aprovado por 11 votos a 1 – apenas Maria do Carmo Piunti foi contra – o projeto de decreto legislativo que ratificava a aprovação das contas do ex-prefeito Antonio Tuíze no exercício de 2014. Diferente da sessão passada, os edis não fizeram pronunciamentos e a votação foi bem rápida.

 

SOCORRO: O vereador Normino da Rádio apresentou projeto que deve ser votado em breve para a inclusão no calendário de eventos da cidade o “Mês Lucas Begalli Zamora”, a ser celebrado sempre em junho, com atividades de conscientização para os primeiros socorros na rede municipal de ensino da cidade.

 

SOCORRO II: Lucas Begalli era um garoto de 10 anos da cidade de Campinas que faleceu no ano passado após engasgar ao comer um cachorro-quente numa excursão escolar. Mesmo em luto, a família de Lucas tem lutado para tornar obrigatória a capacitação em primeiros socorros para funcionários de creches e escolas de todo o país.

 

TERRENO: O Executivo enviou à Câmara um projeto de lei para autorizar a Prefeitura a receber em doação, com encargos, um terreno pertencente à MRV. Tal projeto visa alargar a Rua Francisco Rodrigues da Costa, no bairro Itaim, onde a construtora possuí o empreendimento imobiliário Parque Ilha di Páscoa.