Tabule: uma opção prática e deliciosa
Prato típico árabe, esse tipo de salada conquista paladares pelo mundo todo por ser simples e saboroso
O tabule – tabūlah, tabouleh ou tabbouli – é a salada árabe mais famosa do mundo. Por ser um prato fácil de ser preparado, essa salada é saborosa, leve e muito adorada por todos ao redor do mundo.
O nome vem do árabe taabil, que significa tempero, e sua receita vem das montanhas da Síria e do Líbano, embora os iraquianos creditem a iguaria à região de Mosul, cidade do norte do país. Para a maior parte do mundo árabe, o tabule é um dos componentes da mezze (uma seleção de pequenos pratos servidos no Oriente Médio) e é feito com alface romana. Já no Líbano usa-se mais salsa que o truguilho (o trigo para quibe).
Existe uma variação encontrada na Turquia chamada kisir e na Armênia conhecida como eetch. No Chipre, levado pelos libaneses, o tabule virou tambouli e nos anos 1950, com a migração, o prato ganhou o mundo, especialmente o Brasil e a República Dominicana.
O tabule é muito simples de ser preparado. Quer ver como? Confira os ingredientes necessários para esse prato:
- 45 g de trigo para kibe
- 200 g de tomate picado sem sementes
- 1 cebola picada
- 2 pepinos picados
- 1 maço de salsinha picada
- 3 colheres (sopa) de suco de limão
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1/4 colher (chá) de noz-moscada
- Hortelã e salsa picadas
Para dar vida ao seu tabule, basta deixar o trigo de molho, em um recipiente, por 2 horas. Após, lave bem o trigo em água corrente, escorra e esprema nas mãos para retirar o excesso de umidade. Passe a cebola picada em água fria e escorra bem, junte os outros ingredientes (menos o tomate) e deixe tampado na geladeira por pelo menos 8 horas. Acrescente os tomates na hora de servir e tempere da maneira que quiser.
Foto: Divulgação