Madeiras retiradas dos Ecopontos viram móveis para o Parque Ecológico do Taboão
O Parque Ecológico Taboão está ganhando novos móveis fabricados a partir de madeiras recolhidas nos Ecopontos. A iniciativa é da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que, além de estar dando utilidade para o que iria para o lixo, atende a um antigo pedido da população para a colocação de bancos, lixeiras e mesas para a realização de piquenique no parque.
A construção fica por conta do marceneiro da secretaria de Meio Ambiente, Deodoro Lopes da Silva, que não poupa criatividade para reaproveitar as madeiras recolhidas dos oito Ecopontos existentes na cidade. Deodoro constrói não somente bancos e mesas, mas também estantes, namoradeiras, lixeiras e biblioteca. Ao todo já foram feitos 10 móveis e a ideia é estender a iniciativa para os demais parques da de Itu, sempre reaproveitando o que havia sido descartado.
Por mês, são retiradas cerca de 80 caçambas de restos de madeiras dos Ecopontos. O intuito da ação é também conscientizar o descarte correto dos restos de madeiras, entulho, móveis, eletrodomésticos e podas que devem ser levados para os Ecopontos e não serem descartados em de forma incorreta em áreas verdes, terrenos e calçadas da cidade.
Os Ecopontos, nos quais é possível realizar descartes, estão nos bairros: Jd. São Judas (Av. Antônio Almeida Sampaio, 201), Jd. Aeroporto (Av. Abílio Piunti, 300), Jd. das Rosas (Av. das Rosas, 1800), Jd. Santa Rosa (R. Antenor Faustino, 567), Jd. Padre Bento (Av. Carolina Piunti, 251), Cidade Nova (Av. Esperança, 1287), Jd. União (Av. Ernesto Rodrigues, 80) e Jd. Plaza Athenée (Pq. Almeida Junior, Av. do Parque, 251).