“Greve dos caminhoneiros” muda a rotina dos ituanos e gera paralisação de serviços
A greve dos caminhoneiros que vem ocorrendo em todo o Brasil desde o dia 21 de maio gerou desconforto e prejuízos também aos ituanos. Por conta da falta de combustível em postos da cidade, serviços diversos foram paralisados e outros tiveram redução, como foi o caso do transporte público municipal.
No domingo (27), os ônibus não rodaram no município. Desde segunda-feira (28) e até hoje (30), as concessionárias operam com 60% da frota, que é reforçada nos horários de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h). Para o feriado de Corpus Christi (amanhã), os coletivos funcionarão com horário de domingo, com cerca de 50% da frota operando. O transporte dos próximos dias depende diretamente das condições de abastecimento.
Com relação ao transporte intermunicipal, na manhã de ontem (29) a EMTU informou que a operação nas Regiões Metropolitanas do Estado permanece comprometida em virtude da greve. Na Região Metropolitana de Sorocaba operavam, no pico da manhã, 74% dos 170 ônibus da região que estão distribuídos em 80 linhas e transportam diariamente 50 mil usuários.
O atendimento nos 16 postos de saúde também sofreu mudanças. Hoje (30), assim como ontem (29), o funcionamento ocorre somente até o meio-dia. Já o atendimento emergencial não sofreu alterações, com PAM e UPA funcionando normalmente.
A coleta de lixo, assim como o policiamento através da Guarda Civil Municipal, também funcionam. A continuidade dos atendimentos só foi possível devido à requisição, feita pela Prefeitura de Itu através de decreto, para compra de combustível em dois postos da cidade, visando atender exclusivamente os serviços primordiais.
Santa Casa
A Santa Casa também foi afetada com a greve, com alguns abastecimentos de materiais e mantimentos ficaram comprometidos. O hospital comunicou a Prefeitura e os órgãos competentes sobre o fato e, por medida cautelar e preventiva, a unidade hospitalar irá prestar apenas atendimentos que envolvem risco, até que sejam restabelecidos os transportes e abastecimento de fornecedores em sua normalidade.
Em nota, a Santa Casa informou “que a medida é de precaução, a fim de racionar recursos e estoques atuais para que não prejudique pacientes que necessitarem de assistência de urgência e emergência”.
Mais reflexos
Ainda em razão da crise no abastecimento, a Prefeitura informou que, durante o feriado prolongado, o Espaço Ituano de Cultura, a Cidade da Criança, o Centro de Educação Ambiental “Miguel Lourente Villa” e os Parques do Varvito, dos Exageros, Alceu Geribello, Almeida Júnior, Taboão (sede) e Chico Mendes estarão fechados. Também foi cancelado o passeio ciclístico ITour bikes que ocorreria amanhã (31), já que não será possível garantir a segurança dos ciclistas em razão da falta de ambulância e escolta.