Lançamento da pré-candidatura em Itu da “Bancada Ativista” será neste domingo

Monica Seixas será o rosto da “Bancada Ativista” na urna eletrônica no pleito de outubro/ Foto – Divulgação

Acontece neste domingo (22), a partir das 15h, o lançamento da pré-candidatura da “Bancada Ativista”. O projeto, já divulgado nas páginas do Periscópio, consiste em uma candidatura múltipla para concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo. A jornalista Monica Seixas (PSOL), que foi candidata a prefeita de Itu em 2016, encabeça a chapa.

“O sistema eleitoral brasileiro está falido. As pessoas que ocupam os espaços de poder não são a representatividade real das pessoas que vivem nesse País. Precisamos eleger mais gente como a gente e construir uma nova ética política, compromissada com a maioria; e a maioria da população brasileira são mulheres, negros e pobres”, disse Monica.

A “Bancada Ativista”, que foi fundada em 2016, se intitula como uma “movimentação paulista de renovação política suprapartidária”. Além de Monica, o grupo conta com Erika Hilton, também de Itu. Erika, mulher transgênero que foi a primeira a conquistar o direito ao nome social na carteirinha de ônibus escolar, também compõe o coletivo. “Um novo jeito de fazer política, uma política que conta na sua composição com todos que nunca puderam falar, pensar, que nunca puderam existir e sempre viraram estatística negativa para uma mídia e um sistema assassino, racista, LGBTfóbico, patriarcal e machista”, afirma.

O grupo conta ainda com outros sete nomes: o militante cultural Jesus dos Santos, a indígena Chirley Maria, a jornalista e ambientalista Claudia Visoni, a mestre em Saúde Pública Raquel Marques, a artista e ativista Anne Rammi, o militante Fernando Ferrari e a professora da rede pública Paula Aparecida.

A apresentação em Itu da pré-candidatura da “Bancada Ativista” acontece na Rua João Alfredo Romanatto, 162, Jardim Santa Rosa, e é aberta ao público em geral.