Dia Maestro Elias Lobo é celebrado em Itu com programação entre 3 e 10 de agosto
O Museu da Música – Itu e a Secretaria Municipal de Cultura realizarão, nos próximos dias, encontros culturais e concerto para lembrar a atuação do compositor ituano Elias Álvares Lobo (1834-1901), cuja memória é celebrada com um dia especial.
Na sexta-feira (03) será apresentado o Concerto “A música religiosa de Elias Lobo”, às 19h15 na Igreja do Bom Jesus (Praça Padre Anchieta, S/N, Centro), com o Coro de Câmara do Museu da Música – Itu, e no domingo (05) acontece o encontro “Diálogos: O católico e o liberal na pessoa de Elias Lobo”, às 10h30 no Museu da Música (Rua Floriano Peixoto, 480, Centro), com o prof. Luís Roberto de Francisco e Marco Ribeiro.
Na próxima semana, no dia 8, às 19h15, acontece encontro de comunicação “A família Lobo e o Liberalismo em Itu”, com o prof. Luís Roberto de Francisco no Campus I do CEUNSP (Praça Regente Feijó, 56, Centro), e nos dias 9 e 10, às 8h30 no Museu da Música, acontecerá a Ação Educativa “Música: um patrimônio imaterial”.
Elias Lobo nasceu em Itu em 9 de agosto de 1834 e viveu em outras cidades paulistas, onde se firmou como cidadão atuante, no campo das artes, da política e da religião. É uma referência nacional na história da música, porque escreveu a primeira ópera em língua nacional (A Noite de São João) e tema regional, apresentada na Corte do Rio de Janeiro em 1860. Grande parte de sua obra se encontra preservada no Museu da Música – Itu e tem sido revelada a partir concertos e apresentações, sobretudo pelo Coral Vozes de Itu. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.