Dr. Miguel Pedroso se emociona ao receber Prêmio “Padre Antônio Pacheco da Silva”

Dr. Miguel agradeceu a todos pela presença, especialmente aos seus seis filhos / Foto: Gabriela Prado

“Muito forte, muito emocionante”. É assim que Dr. Miguel Ângelo Pedroso descreveu a cerimônia de entrega da 9ª edição do Prêmio “Padre Antônio Pacheco da Silva”, ocorrida na tarde do último sábado (25) nas dependências do Sincomercio. A ocasião contou com a presença de autoridades locais – como o vice-prefeito Dr. Caio Gaiane (REDE) e o secretário de cultura Geraldo Gonçalves –, familiares e amigos do homenageado.

A cerimônia foi iniciada com a apresentação da SACI (Sociedade Amigos da Cidade de Itu), presidida por Getúlio Elias Schanoski, e contou com diversas homenagens a Dr. Miguel, de seus seis filhos – presentes na cerimônia –, colegas de trabalho e pacientes. “Refletiu a minha história de vida inteira, mas o mais importante é que a gente vai tocando a vida e imaginado se aquilo está certo, e tudo isso mostra que o caminho que a gente trilhou está certo”, contou Dr. Miguel sobre todas as homenagens que recebeu na ocasião.

Formado pela Faculdade de Medicina de Botucatu, Dr. Miguel Ângelo Pedroso possui especialização em cirurgia geral e oncológica do trato digestivo e cirurgia videolaparoscópica, atuando em Itu e também na cidade de São Paulo. No ano de 2009, desenvolveu padronização de técnica cirúrgica minimamente invasiva para operação de pacientes diagnosticados com câncer de cólon. Ele recebeu o prêmio pelas contribuições à cidade de Itu na área da saúde. Representantes do Instituto Lubeck – fundado em 2004 por Dr. Miguel Pedroso e Dr. Mauro Pinho – também estiveram presentes e agradeceram a Miguel pela atuação no instituto. “É muito gratificante ter o privilégio de compartilhar a presença do Dr. Miguel diariamente. Nós aprendemos muito com ele”, dissertaram os representantes.

“A gente tem a oportunidade, em todo ano, de contar a história de amor de Padre Antônio e Padre Bento. Fizemos em 2011, junto com a SACI, o primeiro prêmio, sem eleição. Em 2012 foi o primeiro prêmio com eleição. A SACI convidou 10 profissionais da área de saúde, das mais variadas áreas de atuação. Pedimos a eles que elaborassem uma lista tríplice, cada um com dois ou três nomes. No total chegaram 30 nomes. Essa comissão de saúde, em um trabalho delicado, chegou a uma lista tríplice. Dessa lista, a SACI recebeu o currículo desses três e escolheu um nome. E agora, 2018, Miguel, você!”, enfatizou Dr. José Carlos Safi durante a cerimônia. “A gente não pode deixar de contar histórias de amor”.

“Muitas pessoas me ajudaram a chegar onde eu cheguei, muitas pessoas estiveram comigo”, discursou Dr. Miguel. “Sou extremamente grato por tudo que passei na vida. Preciso agradecer a Deus pelos meus filhos, pela minha belíssima família”, finalizou. (Gabriela Prado)